Pesquise aqui

 

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Novo Enem: Proposta de Redação comentada

PLANTÃO DO VESTIBULANDO

Uma maneira simples de aprender a como chegar lá...

Novo Enem: Proposta de Redação comentada

Olá, pessoal. Todo o Brasil se surpreendeu com a divulgação da fraude ocorrida com a prova do Enem, a qual “vasou” e teve de ser adiada. Já disponível no site do Mec, a prova agora serve como modelo fidedigno do que se deve estudar para o processo seletivo. Desta forma, analisaremos sua proposta de Redação, a qual inicia-se assim:

Com base na leitura dos seguintes textos e nos conhecimentos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema Valorização do idoso, apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, Organize e Relacione, de forma coerente e coesa, Argumentos e Fatos para defesa de seu ponto de vista.

Observem que não se pede a 1ª nem a 3ª pessoa. Quando isso acontecer, optem pela 3ª. Além disso, o tema em questão, já bastante discutido em vestibulares anteriores no Brasil inteiro e em outras provas do Enem, incentiva o estudante a uma reflexão. O tema se encaixa dentro dos direitos humanos, mas está especificamente focado nos idosos. Separei 2 dos textos apresentados pela prova que servem como base para o aluno.

Texto 1: Estatuto do idoso

Art. 3º. É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade,a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. (...)

Art. 4º. Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.

Com uma linguagem objetiva, o estatuto do idoso trata a questão com o olhar crítico da lei. Se o aluno se predispusesse a considerar esse texto como base de sua Redação, estaria seguro na argumentação do tema. Uma questão crítica a ser abordada sobre isso seria questionar se o estatuto é completo, abrangente a todos os problemas vividos pelos idosos e se é efetivo na segurança e bem-estar dos mesmos.

Texto 2: O aumento da proporção de idosos na população é um fenômeno mundial tão profundo que muitos chamam de “revolução demográfica”. No último meio século, a expectativa de vida aumentou em cerca de 20 anos. Se considerarmos os últimos dois séculos, ela quase dobrou. E, de acordo com algumas pesquisas, esse processo pode estar longe do fim.

Abordando uma questão demográfica, esse texto faz o aluno inferir conhecimentos da Geografia e utilizá-los ao longo da Redação. Se o aluno dominasse o assunto, poderia apresentar sintética e rapidamente alguns estágios do crescimento demográfico mundial. Além disso, não se pode esquecer da questão da melhora da saúde que está implícita no crescimento da população idosa, pois, se as pessoas estão vivendo mais tempo é porque estão vivendo melhor, com condições mais favoráveis de saúde.

Depois de analisados os textos, é só argumentar em até 30 linhas! É isso aí!!!

JULIANA BARRETO – PROFª DE LÍNGUA PORTUGUESA – Matéria publicada pelo Jornal A Semana, de Pirapora/MG, em out/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!