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domingo, 28 de março de 2010

O Modernismo Brasileiro – Última Parte

PLANTÃO DO VESTIBULANDO

Uma maneira simples de aprender a como chegar lá...

O Modernismo Brasileiro – Última Parte

Olá, pessoal! Na semana anterior, relembramos o que foi o chamado Modernismo Literário, aprendendo um pouco mais sobre o que acontecia no mundo e, em especial, no nosso país. A partir de agora, a fim de comentar as obras literárias do processo seletivo 2/2010 da Unimontes, veremos as principais características do Modernismo.

  • Combate ao passadismo; contra os padrões clássicos e tradição: Se o objetivo do Modernismo era “modernizar” a nossa cultura, era necessário deixar para trás os conceitos ultrapassados de arte e inovar em todos os sentidos.
  • Irreverência contra o pré-estabelecido: A forma como o Modernismo passa a encarar a arte é revolucionária, rompendo preconceitos e quebrando normas.
  • Liberdade formal; versos livres; ausência de rima; liberação do ritmo; liberdade de estrofação: Os modernistas vão romper com o rigor formal do poema, antes tanto utilizado em nossa literatura, passando a escrever de forma livre. A liberdade na escrita vem confirmar a amplitude do pensamento da época.
  • Linguagem coloquial, do dia-a-dia; regionalismo: Tipos como o sertanejo, o caipira, os negros e índios, que, até então, haviam sido marginalizados na literatura brasileira, tomam conta do cenário literário. Assim, é possível chegar a uma melhor ideia do que é tipicamente brasileiro, a nossa “cor local”.
  • Humor, ironia, paródia e poema-piada: esses itens também vão mostrar a tentativa de inovação na arte literária; trata-se de uma nova maneira de fazer crítica.
  • Busca do novo, original, dinâmico, refletindo a industrialização, máquinas, motores: A presença da modernidade, da máquina, da tecnologia, foi marcante nessa época. Através disso, os poetas contrastavam os benefícios e os malefícios de uma sociedade capitalista cada vez mais dinâmica (e individualista).
  • Sem enfeites e rebuscamentos; a simplicidade: Ao contrário de muitos estilos de época anteriores, o Modernismo trabalha, de forma geral, com a simplicidade das palavras, escolhendo vocabulários mais próximos do povo, a fim de atingir um maior público-alvo.
  • Abstenção de uma postura sentimental: A expressão dos sentimentos de amor e do egoísmo tipicamente românticos passa a dar lugar a expressões universais, como a fome, a miséria, o saudosismo, a luta de classes, o preconceito, etc.
  • Preocupação com a observação e análise crítica da realidade: Também chamada de literatura engajada, esse tipo de arte trata dos problemas da sociedade para alertar a população sobre seus direitos. Isso também fez parte do Modernismo.
  • Consciência nacional: Os poetas brasileiros passaram a buscar uma valorização maior do que é “nosso”, evitando cópias desnecessárias da Europa.

É isso, pessoal. Na próxima começaremos a analisar, resumidamente, as obras literárias. Até lá.

JULIANA BARRETO – PROFª DE LÍNGUA PORTUGUESA – Matéria publicada pelo Jornal A Semana, de Pirapora/MG, em 26/03/2010.

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