Pesquise aqui

 

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Curiosidades da nossa Ortografia, Por Prof. Sérgio Nogueira – última parte


PLANTÃO DO VESTIBULANDO
Uma maneira simples de aprender a como chegar lá...

Curiosidades da nossa Ortografia, Por Prof. Sérgio Nogueira
última parte

            Olá, pessoal. Dando continuidade às curiosidades ortográficas da nossa Língua Portuguesa, trouxe para vocês a última parte, baseando nas dicas do Professor Sérgio Nogueira. Espero que gostem. Vamos lá?

21. Poetisa OU a poeta?
O feminino de POETA sempre foi POETISA. A realidade, porém, é que, no meio literário, toda mulher que escreve versos de reconhecido valor literário é chamada de A POETA. POETISA seria usada num sentido mais genérico, e A POETA num sentido mais específico (para indicar reconhecimento literário).

22. O tsunami OU a tsunami? TSUNAMI refere-se a um fenômeno: terremoto no fundo do mar que provoca ondas gigantes. Em japonês, os substantivos são neutros e são aportuguesados no masculino: o quimono, o caratê, o caraoquê ou o karaoke, o sushi, o sashimi, O TSUNAMI.

23. O xerox OU a xérox? Tanto faz. Tudo é válido: o xerox, a xerox (pronuncia-se o ROX como sílaba tônica), o xérox ou a xérox (acentuada – paroxítona terminada em X).

24. O lotação OU a lotação? O LOTAÇÃO é o micro-ônibus: “A Dama do Lotação”. Já A LOTAÇÃO é a “capacidade de lotar”: “O cinema está com sua lotação esgotada”.

25. O moral ou a moral? O conjunto de regras, a ética ou a conclusão é A MORAL. O ânimo, brio ou vergonha é O MORAL: “Os jogadores estão com o moral baixo”.

26. A dúvida é: Foram levá-lo em ou a domicílio?
A resposta é: Foram levá-lo a domicílio. Se você leva, leva alguma coisa (=objeto direto) a algum lugar (=adjunto adverbial de lugar). Ninguém leva alguma coisa “em algum lugar”. LEVAR é um verbo que denota “movimento”: ir a algum lugar, chegar a algum lugar, dirigir-se a algum lugar, levar alguém a algum lugar… Não devemos confundir “levar alguém a algum lugar” com “entregar alguma coisa a alguém em algum lugar”: “Foram entregar o presente (=objeto direto) aos noivos (=objeto indireto) em domicílio (=adjunto adverbial de lugar). Toda entrega é feita “em” algum lugar: “Fazemos entregas em casa”; “Neste hotel, as entregas devem ser feitas na recepção.” “Não fazemos entregas no quarto do hóspede”; “Nosso restaurante oferece entregas no seu escritório”. Assim sendo, o mais coerente é “entregas em domicílio”. Recapitulando: Levar A domicílio; Entregar EM domicílio. Ok?

27. Ela já teve duas GRAVIDEZ ou GRAVIDEZES? O plural de GRAVIDEZ é GRAVIDEZES, como todas as palavras terminadas em “Z”: rapazes, felizes, capazes, gizes, avestruzes, gravidezes…

            É isso, pessoal. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!