Pesquise aqui

 

sexta-feira, 3 de março de 2017

Prováveis Temas de Redação do Enem 2017

Prováveis Temas de Redação do Enem 2017

Pessoal, reuni, abaixo, alguns temas retirados de variados sites, constantes como os prováveis temas para a Redação do Enem 2017.


20 Temas da Redação do Enem 2017

20 Possíveis Temas da Redação do Enem 2017
1. Família: O seu conceito, a discussão sobre as novas formas de família, a adoção, a união e adoção por casais homossexuais, a guarda compartilhada nos casos de divórcio.

2. Água: A falta, os problemas enfrentados pela sua falta, o problema na vida da população do sudeste nos últimos anos e há cerca de um século no nordeste do país. A prova pode solicitar do estudante a discussão das políticas públicas para reverter o problema e também ao comportamento da população para evitar o gasto de água.
3. Mobilidade Urbana: Esse é um problema na maioria dos países, inclusive no Brasil, ainda mais nas grandes cidades do país. A discussão de melhorias e fornecimento de opções de transporte e ainda na melhoria para o uso de transporte alternativo (bicicletas). O tema pode pedir que o estudante trate desse problema analisando o ponto de vista de ciclistas, pedestres e motoristas, além de requerer proposta da melhoria e resolução dos conflitos.
4. Preconceito racial: Um tema bem presente na mídia e nas discussões da população. O tema ainda pode tratar da relação entre o preconceito e o esporte, onde já ocorreu alguns episódios de preconceito. O tema ainda pode discutir sobre o preconceito no cotidiano, suas causas e soluções para esse problema.
5. Campanhas: A vacinação e suas campanhas promovidas pelo Governo tem gerado grande discussão entre a população, ainda mais a vacinação contra o HPV, que é feita em meninas de até 13 anos de idade, e contra o Sarampo. O estudante deve se preparar ainda para discutir sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e programa como o Mais Médicos, que mesmo sendo um assunto passado pode vir a tona no Enem 2017.
6. Meio ambiente: É um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, e incluem toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que esta ameaçado devido a extração de petróleo e outros.
7. Redes Sociais: Seu uso, o impacto na vida das pessoas e da sociedade, a ética e a moral nas redes sociais, pode ser o tema da redação do Enem 2017, além de ser atual e presente na vida da maioria das pessoas, as redes sociais ainda desempenham papel de socialização, opinião informação e debate entre as pessoas.
8. Bullying: Uma prática bem atual, esse problema se estende em países no mundo todo, ainda mais no período escolar, onde as crianças e jovens são o principal alvo dessa prática. A redação pode vir a discutir as causas e soluções para esse problema constante e crescente na sociedade atual.
9. Tecnologia: Os avanços tecnológicos estão a cada dia crescendo, com isso muitos debates e discussões também. O assunto pode ser tema de prova da redação do Enem 2017, a discussão dos benefícios, malefícios e impactos na vida das pessoas.
10. Esportes: Com o acontecimento da Copa do Mundo, no Brasil em 2014 e as Olimpíadas em 2016, o tema dos esportes tem sido muito divulgado, além da discussão da sua importância na vida e formação das crianças, adolescentes e jovens. Com tamanho impacto e importância tem a chance de esse ser o tema de prova.
11. Ocupação: A conscientização dos jovens e adolescentes no país é cada vez maior, a atual cena de ocupação de escolas públicas têm chamado a atenção, trazendo a tona a importância do diálogo e respeito pela opinião desses jovens. O tema pode levantar questões como a importância da Educação e da participação dos estudantes nas políticas públicas para essa importante área.
12. Violência: Um tema sempre recorrente e infelizmente atual, podendo ser o tema de prova, discutindo as causas, políticas públicas e soluções possíveis para esse problema.
13. Crianças: O seu direito, a proteção, e diversas questões atuais relacionados a crianças pode ser o assunto do Enem 2017, sempre atual, cada vez mais importante e necessário.
14. Desigualdade: O Brasil ainda é um país bastante desigual, esse assunto é sempre presente e discutido pela população. O tema pode discutir as causas e possíveis soluções para sanar ou diminuir a desigualdade crescente no país.
15. Estética: A beleza e a estética são assuntos presente na mídia e redes sociais, com uma certa discussão sobre aceitação dos padrões, sendo possível verificar a valorização maior pelas pessoas e até marcas das diferenças de peso, raças e diferentes tipos de beleza e conceitos de estética, podendo ser esse o tema de redação do Enem 2017, devido a sua relevância e atualidade.
16. Sustentabilidade: Muito tem se falado sobre esse assunto, a preservação do meio ambiente através de boas práticas das pessoas e empresas se faz cada vez mais necessária. A prova pode vir a levantar questões como a coleta seletiva, a diminuição de produtos químicos e poluentes no meio ambiente entre outras questões relacionadas.
17. Aedes Aegypti: O mosquito que vem assolando o pânico na população nos últimos anos, devido a ser o agente transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e a febre Chikungunya. A prova deve discutir as políticas públicas para evitar o problema e alternativas para diminuir ou solucionar a epidemia causada por esse mosquito.
18. Geração de energia: Esse pode ser tema de prova, devido a grande importância para todos, vindo a discutir as fontes não renováveis como petróleo, gás natural e carvão mineral, e as fontes renováveis como a energia eólica (ventos), energia solar e também energia das águas. O tema pode vir a discutir a mudança das energias não renováveis pelas renováveis, seus impactos, benefícios e mudanças causadas na vida das pessoas e do meio ambiente.
19. Redução da maioridade penal: No Brasil a maioridade penal é de 18 anos, porém a uma discussão e projeto de lei para a diminuição da idade penal vir a ser de 16 anos no país. A prova pode discutir as razões, benefícios, malefícios e causas da diminuição da idade penal no Brasil.
20. Liberdade de expressão: A mídia, as redes sociais, são sinônimos de expressão e liberdade, porém é discutido até onde é possível exercer esse direito sem ferir o outro.

Esses são apenas alguns temas possíveis para a prova de redação do Enem 2017. O estudante deve ficar sempre bem informado para estar preparado e com conhecimento sobre variados temas e assuntos para fazer uma boa prova de redação no Enem 2017.
fonte:

http://enem2017.biz/20-possiveis-temas-da-redacao-do-enem-2017/



Quais são os 8 Possíveis Temas da Redação do Enem 2017

1) Epidemias, Redação do Enem 2017: As constantes epidemias no mundo atual assustam e preocupam toda a população atual do mundo, com isso os governantes buscam as melhores formar de tratar e controlar essas constantes epidemias, e como é assunto sempre presente na mídia e na sociedade pode ser o tema escolhido pelo Enem 2017 para a sua prova de redação.
Cartilha Redação Enem 2017
2) Mudanças climáticas, Redação do Enem 2017: Uma das grandes questões discutidas pela sociedade atual é a constantes mudanças climáticas que ocorrem todos os anos, cada vez mais atualmente. Com isso a prova pode tratar sobre o aquecimento global, desastres naturais, acidificação dos oceanos, aumento das temperaturas, que a cada ano aumentam significativamente, diminuição da camada de gelo do ártico, aumento do nível do mar, entre outros fenômenos decorrentes de mudanças climáticas e do aquecimento global.
3) Direitos civis, Redação do Enem 2017: Atualmente a sociedade tem discutido grandes assuntos que são de extrema relevância para toda a sociedade, como diversos direitos civis, que estão sendo conquistados principalmente pelos grupos de minoria que sempre enfrentaram grande preconceito e seus direitos civis diminuídos, como atualmente se busca cada vez mais igualdade entre os seres, a tendência é que temas assim sejam recorrentes em provas e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
4) Os avanços científicos atuais, Redação do Enem 2017: Nos últimos anos a sociedade presenciou vários avanços científicos, que são e serão de grande relevância no modo de vida da população mundial, dessa forma pode ser o tem da redação do Enem 2017, que pode tratar da descoberta da novos tipos de antibióticos, exclusão de plutão que não é mais considerado um planeta, ondas gravitacionais, e outros avanços científicos que estão em discussão ultimamente no mundo.
5) Conflitos no mundo, Redação do Enem 2017: Com a crescente taxa de conflitos no mundo todo, esse pode ser um dos temas da prova de redação do Enem 2016, como conflitos na Rússia, Ucrânia, países islâmicos, e países da África, podem ser um dos temas abordados durante as provas do Enem 2017, e pode ser o escolhido para a prova de redação.
6) Poluição e seus impactos, Redação do Enem 2017: Esse é um tema bem discutido por todos, e o Enem pode tratar dele durante a sua prova de redação do Enem 2017, e falar da poluição das águas, do ar, do solo, por meio de intervenções químicas e a constante degradação de um ecossistema.
7) Globalização, Redação do Enem 2017: Com o mundo cada vez mais globalizado e sofrendo os impactos da globalização, o tema pode ser o escolhido para ser o tema da redação do ENEM 2017.
8) Violência urbana, Redação do Enem 2017: Com as crescentes taxas de violência urbana no Brasil e no mundo esse pode ser o tema da redação do Enem 2017.
Os temas tratados são apenas uma hipótese do tema que será tratado na prova de redação do Enem 2017, devendo o candidato ao Enem 2017 estar sempre bem preparado e informado sobre os diversos assuntos da mais variadas áreas que são discutidos e apresentados no dia a dia, e amplamente divulgados pela mídia e sociedade atual.

O estudante que queira estar bem preparado deve estudar sobre os assuntos citados no texto, e ainda buscar novos temas e assuntos que possam ser o tema proposto na redação do Enem 2017, o que garante assim que o participante estará interado do que acontece no mundo, e a possibilidade de uma melhor nota na prova de redação do Enem 2017, pois terá o conhecimento e a habilidade sobre o tema.

fonte: http://enem2017.biz/8-possiveis-temas-da-redacao-do-enem-2017/




Os 15 temas mais prováveis para a prova de Redação ENEM 2017

Nós separamos alguns tópicos com assuntos de muita relevância atualmente, porém ainda há tempo para a decisão do tema e as notícias alteram a toda hora.
Mais uma vez lembramos que o mais importante é se manter informado diariamente.

1. Inclusão Digital ;
2. Igualdade de gênero no Brasil
3. Doenças virais e casos de saúde pública;
4. Maior idade penal;
5. Tragédias ambientais;
6. Crise Política;
7. Sistema Prisional Brasileiro;
8. Mobilidade Urbana;
9. Relação entre globalização e mudanças climáticas;
10. Avanço em pesquisas cientificas;
11. Direitos trabalhistas;
12. Manifestações populares;
13. Desenvolvimento sustentável;
14. Segurança da informação x Segurança nacional;
15. Crescimento do empreendedorismo no Brasil.
Nós separamos os temas de acordo com a reunião de assuntos que circulam na sociedade, mas o assunto das provas do ENEM é sempre bem focado em resolver um problema, por isso, se pede que você proponha uma solução na sua redação dissertativa-argumentativa.


Como são assuntos com rápidas variações, o nosso post será atualizado assim que surgirem informações mais relevantes.

fonte: http://enem2017inep.com.br/redacao-enem-2017-15-temas-provaveis/




Conheça os 20 Possíveis Temas da Redação do Enem 2017



1. Regulamentação do Trabalho Doméstico

A Proposta de Emenda Constitucional do Trabalho Doméstico, popularmente conhecida como PEC das domésticas, foi aprovada em 2013 e bastante discutida na sociedade desde então. De um lado, há o viés dos empregadores, que tiveram aumento de gastos para registrar o trabalhador doméstico. Por outro lado, há o aumento de direitos trabalhistas a essa profissão. Esse assunto também popularizou bastante com o lançamento do filme brasileiro “Que horas ela volta?”, escrito e dirigido pela Anna Muylaert. O filme completo está disponível no Youtube e é um bom guia para iniciar sua reflexão sobre o assunto.

2.  Preconceito linguístico

preconceitoHá várias formas de se comunicar: escrita, imagens, símbolos, fala. E a linguagem tem variantes: regional, social, cultural, etc. Isso significa que há diferentes formas de utilizar a língua portuguesa e elas variam dependendo da situação, da região que se vive, entre outros aspectos. A norma culta é o padrão gramatical que aprendemos na escola. Mas as variantes – como gírias, abreviações, dialetos – são bastante comuns na nossa rotina. Sobre esse assunto, podemos levantar reflexões sobre como lidar com essas diferenças e em até que ponto elas são aceitas pela sociedade.

3. Deficientes físicos

Nos últimos anos, o ENEM vem trazendo propostas de redação com temas focados em alguma parcela da população que sofra algum tipo de discriminação. É o caso do ENEM 2015 sobre violência contra a mulher e as duas versões do ENEM 2016 sobre intolerância religiosa e racismo. Por isso, um tema que discuta a inclusão dos deficientes físicos é bem provável. Pesquise a diferença de inclusão e integração. Reflita sobre as condições dos deficientes nos ambientes escolar e de trabalho.

4. Discurso de ódio nas redes sociais

O clima nas redes sociais tem se tornado, cada vez mais, de intolerância e ódio. Discussões acaloradas, ameaças e denúncias têm sido frequentes. Com essa infeliz realidade, é possível que o ENEM levante essa discussão aos estudantes. O tema faz parte da realidade da maioria dos jovens e não deve causar dificuldade para argumentar. A dica é focar na proposta de intervenção e treinar detalhamentos de como amenizar essa situação.

5. Arte urbana

arte urbanaInicialmente em São Paulo, em decorrência de o atual prefeito apagar os grafites da cidade, esse assunto tem se tornado pauta de discussão em todo o país. Para começar, é importante diferenciar pichação e grafite. Junto a isso, pode-se refletir sobre a ocupação do espaço público e a função da arte urbana nesse aspecto. Um exemplo de arte urbana era o maior mural de arte a céu aberto da América Latina que está sendo destruído.

6. Moradores de rua

Assim como apagar grafites, outra política de higienização que alguns governos praticam é contra os moradores de rua, por exemplo, retirar cobertores, alimentos e animais de estimação dos moradores, à força. Além disso, a relação de alguns moradores com drogas, a precariedade de sua condição e a dificuldade para retornar ao mercado de trabalho são pontos de reflexão. Um movimento bem interessante que tem página no Facebook e lançou livro esse ano é o SP Invisível que mostra a história e a vivência de muitos moradores de rua.

7. Os limites do humor

limites do humorÉ comum vermos piadas ultrapassando os limites do humor respeitável e se tornando ofensa para grupos estereotipados. Um bom exemplo disso é o comediante Rafinha Bastos, protagonista de diversas polêmicas. Essa reflexão é válida de ser feita em diferentes ambientes: escolar, de trabalho, familiar, stand up, etc. Um filme muito interessante que, além de outros assuntos, também possibilita a reflexão sobre o discurso de ódio disfarçado de humor é o “Ele está de volta”, de David Wnendt, disponível no Netflix. Além disso, também tem um interessante documentário chamado “O riso dos outros”, de Pedro Arantes, disponível no Youtube.

8. Sistema carcerário brasileiro

O sistema carcerário brasileiro é um dos mais precários do mundo, sendo um dos principais problemas a superlotação. Vários movimentos de Direitos Humanos e pesquisadores estudam essa situação e outras questões como rebeliões, formação de facções, dificuldade de reinserção do ex-detento na sociedade e no mercado de trabalho, violência policial, etc. Para instigar a reflexão, vale a pena recordar o já clássico filme “Carandiru”, baseado na obra do médico Drauzio Varela.

9. Sistema previdenciário brasileiro

sistema previdenciarioO sistema de previdência social está em mudança no Brasil e isso tem trazido muita discussão – e até memes – sobre aposentadoria. É importante se manter atualizado sobre essa questão, pois ela pode aparecer na proposta de redação de forma direta ou indireta, por exemplo, sobre a qualidade de vida na terceira idade ou o papel dos idosos na economia brasileira.

10. Orientação vocacional

Com a proposta de mudança do Ensino Médio, uma das pautas surgidas na sociedade é sobre a capacidade (tanto econômica quanto emocional) dos jovens escolherem sua carreira tão cedo. Essa questão de orientação vocacional e pontos semelhantes como a carreira dos jovens e a inovação no mercado de trabalho podem aparecer no exame.

11. Educação básica no Brasil

educacaoMais um assunto possível devido às recentes discussões sobre a proposta do MEC para a mudança do Ensino Médio, dividido em grandes áreas e possibilitando o aluno escolher qual área se aperfeiçoar. Tanto isso quanto o sistema de cotas são pontos atuais que acarretam na reflexão sobre a grande necessidade de melhoria do ensino nas escolas públicas brasileiras. É importante pesquisar sobre isso e também treinar propostas de intervenção pensando em alternativas para a educação no Brasil, por exemplo, melhor formação e valorização dos professores e mais tecnologia em sala de aula.

12. Estética e saúde

A valorização do corpo humano é, muitas vezes, desconfigurada pela mídia e pelos padrões estéticos da sociedade. Isso pode causar alguns distúrbios e doenças, tanto físicas quanto psicológicas para as pessoas, o que é comum principalmente entre os jovens. Exemplos disso são doenças como anorexia e bulimia e a crescente popularização de cirurgias plásticas. Em contrapartida, a preocupação estética também pode motivar a prática de exercícios físicos e a boa alimentação que, sendo bem feitas, melhora a saúde do indivíduo.

13. Sustentabilidade das corporações

As empresas devem ter responsabilidade social e ambiental. Porém, muitas vezes, elas são as maiores poluidoras do meio ambiente, tanto pelo seu próprio processo industrial quanto em alguma catástrofe, acidente ou negligência. Exemplo disso foi a devastação da cidade de Mariana em Minas Gerais pela corporação SAMARCO. Isso foi um assunto muito discutido na sociedade e em pauta até hoje, o que o torna muito provável como inspiração para um tema de redação no ENEM. Se informe sobre o caso e outros semelhantes, pois isso pode garantir uma boa argumentação por exemplificação.

14. O conceito de família no século XXI

Apesar de esse tema ter sido cobrado recentemente em uma proposta de redação da UNESP – um dos maiores vestibulares paulistas – consideramos que ele ainda pode ser utilizado no ENEM, de forma integral ou voltado para pontos mais específicos: casamento entre homossexuais e adoção, por exemplo. Pesquise sobre o projeto de lei que deu origem a essa discussão e busque ampliar seus conhecimentos sobre o assunto refletindo sobre diversas formações familiares que existem, como crianças criadas por avós, casais sem filhos, etc.

15. Descriminalização das drogas

Atualmente, está em discussão na política brasileira a possibilidade de descriminalizar a maconha para uso medicinal e recreativo. Há tempos que esse assunto é polêmico e envolve argumentos sobre saúde dos indivíduos e tráfico de drogas, por exemplo. O Supremo Tribunal Federal está com a Lei Antidrogas em discussão. Aproveite para pesquisar mais sobre isso. E vale uma dica de ortografia: veja também a diferença entre descriminar e discriminar.

16. Justiça com as próprias mãos

Os linchamentos foram assustadoramente recorrentes nos últimos anos. Muitos dos casos ligados a racismo e homofobia, a justiça com as próprias mãos mostra um descontentamento da população com a justiça brasileira e, ao mesmo tempo, o aumento da intolerância e ódio a determinados grupos da sociedade. Uma dica para engrandecer a argumentação de uma redação com essa temática é estudar os filósofos contratualistas como Hobbes e Locke e refletir o linchamento como uma quebra do contrato social.

17. Manifestações populares

O espaço público tem sido cada vez mais ocupado com manifestações tanto políticas quanto ligadas a assuntos específicos, como o valor do transporte público que deu início às manifestações de junho de 2013, iniciadas em São Paulo e difundidas por todo o Brasil. A importância desses atos pode ser pauta de discussão em uma redação do ENEM, assim como a represália estatal e consequente violência policial que muitas vezes ocorre nessas manifestações.

18. Democratização da tecnologia

A tecnologia tem aumentado a democratização dos meios de comunicação, de entretenimento e educação no Brasil. Exemplos disso são as empresas WhatsApp, Netflix e plataformas online de educação, como nosso próprio portal InfoEnem que trabalha com várias plataformas – site, página do Facebook e o recente canal do Youtube – difundindo informação e conhecimento para muitas pessoas. Essa mudança de comportamento dos usuários de internet que buscam, cada vez, conhecimento online (seja uma receita culinária até artigos acadêmicos) é um bom ponto de reflexão.

19. Direito à água

A água é essencial para a manutenção da vida. Alguns assuntos podem colocá-la como ponto de discussão, por exemplo, a ideia de privatização da água que pode tirar seu acesso à população economicamente carente, assim como crises hídricas como a seca do Nordeste e a escassez de água que ocorreu recentemente em São Paulo. A Guerra da Água de Cochabamba, na Bolívia, pode ser um bom início de estudo sobre essa questão.

20. Esporte como transformador social


“Quando eu crescer, quero ser jogador de futebol “. Essa é uma frase bastante ouvida pelas crianças, principalmente as de classe socioeconômica mais baixa. Um dos motivos é a valorização do futebol no Brasil. Mas outro motivo é ainda mais interessante de se investigar e consequente do primeiro: a possibilidade de ascensão social para os esportistas. Como o Brasil sediou a última Copa e as Olimpíadas, esse assunto pode ser alvo de discussão na próxima edição do ENEM.

E aí, gostou? Que tal agora escrever sobre esses temas no melhor curso de redação para o Enem?

fonte: https://www.infoenem.com.br/conheca-os-20-possiveis-temas-da-redacao-do-enem-2017/




Temas para redação do Enem 2017

Nós separamos os temas de acordo com a reunião de assuntos que circulam na sociedade, por isso o assunto estará focado em resolver um problema. Então saiba como fazer uma redação dissertativa-argumentativa e crie soluções para os problemas apresentados aqui.
A redação tem sempre um texto ou dois falando sobre o tema, por isso por mais que você não saiba muito sobre o assunto, o texto vai fazer uma boa introdução do assunto e ao final pedirá para que você dê uma solução para o problema apresentado.
  1. Igualdade de gênero no Brasil;
  2. Crise Política;
  3. Mobilidade Urbana;
  4. Avanço em pesquisas científicas;
  5. Manifestações populares.
Todos esses 5 temas estão em discussão atualmente e você precisa saber um pouco sobre cada um deles para não ficar sem saber o que falar na hora da redação. Uma dica muito boa e importante para os alunos que vão fazer o Enem é ficar de olho nas notícias, você não precisa assistir todos os jornais, mas saber o que está acontecendo no país é importante.

fonte: https://canaldoensino.com.br/blog/5-temas-para-a-redacao-do-enem-2017




OBS.: Todos os temas foram retirados de sites, na íntegra e/ou editados por questões didáticas. Ao repostar, coloque a fonte. As fontes se encontram logo abaixo de cada texto.


Quer ajuda a ser nota mil na Redação? Venha até aqui.




*Prof.ª Mestra em Literatura Brasileira pela UNIMONTES Juliana Barreto juportugale@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!