Pesquise aqui

 

sábado, 17 de junho de 2017

O correto é "fim de semana" e não "final de semana"

(obs.: este texto está sendo repostado; ao reproduzir, dê créditos ao autor do texto).

DOMINGO, 28 DE JUNHO DE 2009

O correto é "fim de semana" e não "final de semana"


Amigo leitor, se possível for, avise aos que ainda não souberem, que é "errado" trocarmos o substantivo fim pelo adjetivo final em "fim de semana" e em outras expressões semelhantes (citadas abaixo) porque o significado do adjetivo final não serve para nomear este momento da semana.
O correto é usarmos a palavra fim , pois é ela que serve para indicar o término ou a conclusão de alguma coisa.
Assim o correto é "fim da linha", "fim de ano", "fim de mês", "no fim do ano", "no fim do trabalho", "até o fim dos dias", "no fim do jogo".
Repare que existem até frases feitas formadas por fim: fim de ano, fim de século, fim de tarde, fim de noite, etc.
Nessas expressões não podemos usar final, pois a palavra final, como adjetivo que é, serve para dar uma característica ao substantivo e não para nomear, designar este momento na semana, do ano, do mês, do século etc.
Com final é correto usarmos: semana final, corrida final, mas não final da corrida e sim fim da corrida, pois se há o início, que é o substantivo usado para nomear a primeira parte da corrida haverá também a palavra fim para designar, digamos a parte final da corrida.
Porém amigos, há algumas sutilezas observadas por alguns gramáticos que consideram correto o uso de fim e final como na seguinte lição: "no final do filme deve se escrever FIM e não final."
Veja que eles usaram o final para descrever, definir a parte final do filme. Assim eles afirmam: pode-se usar final para falar de partes de alguma coisa ou uma decisão. Porém trata-se de uma exceção à regra, nesse caso o importante é a regra geral.

E por fim, só mais um lembrete: fim de semana não tem nem nunca teve hífen. Sempre foi sem hífen antes e depois do "novo" acordo ortográfico.
Por isso não são corretas as formas fim-de-semana e, mais inadequada ainda, a forma final-de-semana.

Por hoje, é isso (obs.: este texto está sendo repostado; ao reproduzir, dê créditos ao autor do texto).

Ao reproduzir, dê créditos à fonte: http://linguaportuguesabyrogeriomarques.blogspot.com.br/2009/06/gente-avisem-que-o-correto-e-fim-de.html
*Prof.ª Mestra em Literatura Brasileira pela UNIMONTES Juliana Barreto juportugale@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário