Pesquise aqui

 

domingo, 21 de junho de 2009

PELAS RUAS DA CIDADE...

PLANTÃO DO VESTIBULANDO Uma maneira simples de aprender a como chegar lá...
PELAS RUAS DA CIDADE....*
Olá, pessoal! Andando pelas ruas da nossa cidade de Pirapora, deparei-me com algumas curiosidades as quais resolvi trazer a vocês, através do Jornal A Semana.
Alguém já parou em frente a um outdoor, ou a uma placa e já se perguntou: Será se isso está escrito de forma correta? Talvez nem todos sejam tão obcecados com a norma culta como eu...rsrsrsrsrs... Mas, provavelmente, sempre há uma pessoa ou outra que vê alguma expressão pelas ruas da cidade e fica em dúvida quanto à grafia, à concordância. Andando por um posto de combustíveis de Pirapora, achei a seguinte inscrição:
O que existe de erro na placa? Bem, o início está corretíssimo, a começar pelo título, o qual chama a atenção dos clientes para a periculosidade do assunto em questão; também o início da frase está correto, uma vez que usa o pronome ESTE, indicando que o objeto ao qual a placa se refere (o combustível) está próximo a ela; além disso, o uso do acento grave indicador de crase também está adequado, já que aquilo que é nocivo, é nocivo A alguma coisa, no caso, à saúde. Assim, Nocivo A + A Saúde = Nocivo à saúde.
Entretanto, observem como a outra frase está estranha: PROIBIDO PARA USO DOMÉSTICO DEVIDO A SUA PERICULOSIDADE EM CASO DE CONTATO COM A PELE... Afinal, não parece estar faltando alguma coisa aí? Sim, e falta mesmo!
A frase está sem interrupção (pontuação), o que faz com que se possam pensar várias coisas: 1) O combustível é proibido para uso doméstico devido a sua periculosidade em contato com a pele??? 2) O combustível somente é proibido para uso doméstico??? Ou: 3) É devido a sua periculosidade que não se deve usar em casa e, pelo mesmo motivo, é preciso lavar a pele, em caso de contato???
Um PONTO após periculosidade, praticamente resolveria o problema. Mas, se a polêmica frase da placa fosse refeita, ficaria mais clara se fosse assim: DEVIDO A SUA PERICULOSIDADE, É PROIBIDO PARA USO DOMÉSTICO E, EM CASO DE CONTATO COM A PELE, DEVE-SE LAVÁ-LA IMEDIATAMENTE COM ÁGUA E SABÃO. Sem dúvidas... Até a próxima!
*JULIANA BARRETO – Profª de Língua Portuguesa, Matéria do Jornal A Semana, de Pirapora-MG, publicada em 19/junho/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!