Pesquise aqui

 

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Arte Literária Piraporense

PLANTÃO DO VESTIBULANDO
Uma maneira simples de aprender a como chegar lá...

Arte Literária Piraporense*

Olá, pessoal! Há quanto tempo? As férias foram longas o suficiente para descansar e curtas o suficiente para deixar aquele gostinho de “quero mais”... não é? Entretanto, a diversão agora será com a nossa Língua Portuguesa. Desde já, agradeço a oportunidade do jornal “A Semana” por mais um ano proporcionando aos jovens de Pirapora (e demais apreciadores da nossa Língua e Literatura) formas diferentes e divertidas de estudar para o Vestibular. Espero que estejamos todos prontos para seguir em frente, fazendo de 2012 um ano de muito SUCESSO! E que tal começarmos com Literatura? No início do ano do centenário de Pirapora, quero presenteá-los, amigos leitores, com um poema de minha autoria, sendo eu não só Professora de Língua Portuguesa, mas também Poeta. Um pouco da arte literária piraporense para vocês!

Empréstimos

Gostoso é saber que, neste contexto,
Eu que ensino, eu que mando, eu que deixo.
Controlo e manipulo, peço e sou satisfeita,
Chego com todos os meus artifícios
Sem que você perceba.
E, ao caminhar sutilmente pela sala,
Num balançar impuro de quadris,

Num remexer insano de fios de cabelos loiros
Que se movimentam como ao som de uma música,
Ao sair e entrar quando e como eu quero,
Ao transformar você em tudo aquilo que eu espero
E te ver olhando-me com atenção,
Com entusiasmo, com desejo, com empolgação,
Ah! Neste momento, é exatamente neste momento,
Que se torna incontrolável o desejo de uma mulher,
Que faço de você tudo aquilo que eu quiser,
Que arranco suas pétalas num jogo de bem-me-quer,
Que insaciavelmente chego ao ponto que vier.
Numa troca de olhares mais que fraternais,
Numa fusão de sentimentos e atitudes carnais,
Comportando-nos loucamente como dois animais.
E respiro, e sei, e me refaço.
E saio de perto e te abandono estático.
Saio e não olho para trás.
Você permanece olhando-me enquanto se refaz.
E é apenas isso que você pode ter –
Um pouco emprestado de mim
Quando eu achar que deva acontecer...

(Juliana Barreto – In: BARRETO, Juliana et alii. Antologia Psiu Poético 25: 01 quarto de Século do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético. Orgs. Jurandir Barbosa e Márcio Moraes. São Paulo: Catrumano, 2011).
    Até mais!
JULIANA BARRETO – Profª de Língua Portuguesa**




*Matéria publicada no Jornal A Semana, de Pirapora-MG, por Juliana Barreto
Profª de Língua Portuguesa, formada em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES

**Para contato, avise em post pelo blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!