Pesquise aqui

 

domingo, 11 de março de 2012

Literatura: Estilos de Época - QUINHENTISMO


PLANTÃO DO VESTIBULANDO
Uma maneira simples de aprender a como chegar lá...
                    Literatura: Estilos de Época - QUINHENTISMO*

Olá, pessoal! O enfoque a ser dado neste primeiro semestre será a arte literária. Muitos estudantes têm me procurado mostrando suas dificuldades nas interpretações de obras literárias. Na UNIMONTES, por exemplo, no último processo seletivo, foram cobradas obras que mencionavam costumes indígenas e faziam uma ferrenha crítica ao processo de aculturação sofrido por eles. Para entender obras como essa, basta se interar do que foi cada um dos estilos de época. E, para que isso seja possível, farei resumos e trarei exemplos para vocês de estilos, a começar pelo chamado QUINHENTISMO, e também textos, nesta e nas próximas matérias do Plantão do Vestibulando. Bem... Deliciem-se com a nossa arte literária!
O Quinhentismo possui esse nome porque é um estilo que reuniu todas as produções literárias dos anos 1500, ou seja, os primeiros anos de nossa existência como colônia portuguesa. Desde a chegada dos portugueses, o que havia aqui era a necessidade de relatar as coisas encontradas: a natureza, os povos indígenas, etc. O que concluímos é que o Quinhentismo se tornou uma Literatura de informação. Os portugueses escreviam cartas para seu país de origem objetivando relatar como foi sua chegada aqui e descrever tudo o que foi encontrado. Afinal, quem não conhece a famosa Carta de Caminha? Pois é, esta carta também foi uma literatura de informação e, como bem sabemos, reuniu descrições da nossa fauna, flora e principalmente da cultura dos nossos índios. Mas Caminha não foi o único. Nóbrega, Anchieta, e muitos outros padres portugueses jesuítas (pertencentes à Cia. de Jesus) também relataram tudo o que foi visto aqui. O importante é lembrar que, principalmente por serem de Portugal, esses informantes acabaram por dar ao Brasil a sua visão dos fatos e não exatamente o que acontecia. Desta forma, muitos descreveram os índios como “sem alma, sem lei, sem fé”.
Mas, como portugueses podem ter escrito textos pertencentes a uma Literatura considerada brasileira? O Quinhentismo gerou polêmica nesse sentido e muitos estudiosos preferem não identificá-lo como primeiro estilo de época brasileiro (e, sim, o Barroco). Mas, de qualquer forma, lembrem-se de que o Quinhentismo reuniu textos feitos sobre o Brasil, os quais se tornaram um documento histórico.
Vejam abaixo um famoso poema de Oswald de Andrade (pertencente ao Modernismo, estilo que ainda veremos), no qual o foco é exatamente o processo de colonização e aculturação indígena. Percebam a crítica e o humor.

        Erro de português
Quando o português chegou
Debaixo de uma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português.
           
            É isso aí, pessoal. Até a próxima viagem no tempo...



*Matéria publicada no Jornal A Semana, de Pirapora-MG, por Juliana Barreto Profª de Língua Portuguesa, formada em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES Contato: ahhfalaserio@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!