Pesquise aqui

 

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

ANÁLISE SEMÂNTICA/GRAMATICAL EM DUAS QUESTÕES DA PROVA UNIMONTES 1/2013



ANÁLISE SEMÂNTICA/GRAMATICAL EM DUAS QUESTÕES DA PROVA UNIMONTES 1/2013

Olá, pessoal! Atendendo a pedidos de alunos, estou comentando, nesta semana, duas questões que estavam presentes na prova da UNIMONTES no último domingo. Desta forma, é possível ter uma ideia de como são elaboradas as questões de cunho gramatical na tendência que conhecemos como “gramática intertextualizada”. Apesar de eu não ter copiado aqui o texto-base da prova, vocês perceberão que é possível resolver essas duas questões baseando-se somente no que consta nelas. O truque é prestar atenção nos fragmentos do texto que as alternativas apresentam.

QUESTÃO 10
Quanto à semântica de alguns verbos utilizados no texto, eles se apresentam em sentido figurado em todas as passagens do texto, EXCETO:
A) “... as ações que mexem no bolso...”
B) “Almas generosas e bem-intencionadas pregam a defesa do meio ambiente”.
C) “Para o prefeito, é mais conveniente empurrar com a barriga.”
D) “Proibir bolsinhas plásticas (...) teria sido mais uma lei que não cola.”
Resposta: B
Comentários: Observem que aprecem nas alternativas algumas expressões que já se tem costume de usar no cotidiano com sentido figurado: mexer no bolso = ficar caro; empurrar com a barriga = acomodar-se em uma situação ruim e ir deixando-a seguir sem nada fazer; não colar = não convencer, ou não dar certo. Apenas na letra B, temos um sentido real na expressão, ou seja, denotativo.

QUESTÃO 12
Assinale a alternativa em que o valor semântico da conjunção foi identificado incorretamente.
A) “Apelos para que se use menos água têm pouco impacto...” Finalidade.
B) ”... como não se pode impedir o ato, retiram-se as motivações.” Comparação.
C) “Mas colou, porque foi precedida de um movimento popular...” Explicação.
D) “E, se estivesse ao alcance de pregações, não veria razões para segui-las.” Condicionalidade.
Resposta: B
Comentários: Algumas das conjunções mais utilizadas com sentido de finalidade são: “para que” e “a fim de que”. “Como” costuma ser uma conjunção usada para comparações, mas não é o caso da letra B: “como” possui uma ideia de causa – Retiram-se as motivações já que não se pode impedir.../ uma vez que não se pode impedir... etc. O “porque” (assim, escrito junto e sem acento) é uma conjunção tanto adverbial causal quanto coordenada sindética explicativa. No caso da frase da alternativa C, trata-se mesmo de uma explicação; relembrando que as orações são independentes e, por isso, coordenadas. A conjunção condicional “Se” é famosa, e, claramente, vê-se o sentido que ela proporciona à frase.
Observem que, apesar de se tratar de orações subordinadas adverbiais nas letras A, B e D, não era necessário o conhecimento gramatical desse tipo de oração, e, sim, o seu entendimento, a sua interpretação. A mesma coisa acontece com a oração coordenada da letra C. Enfim, isso é utilizar a gramática não de forma tradicional, mas ligada ao texto e à semântica.
É isso aí, pessoal. Despeço-me de vocês para as minhas merecidas férias, retornando em fevereiro de 2013... A todos vocês, amigos leitores, Boas Festas e muito Sucesso no ano que se aproxima. Até lá!!!
 


*Matéria publicada no Jornal A Semana, de Pirapora-MG, por Juliana Barreto Profª de Língua Portuguesa, formada em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES Contato: ahhfalaserio@hotmail.com Página no Facebook: http://www.facebook.com/nossaquefacil

Um comentário:

  1. Correção de redações para concursos e vestibulares. Treine. Seja uma redação nota 1000. Preço justo e correção detalhada. Contato: juportugale@hotmail.com
    Eu aprovo👍 #redação #passar #vestibular

    ResponderExcluir

Obrigada!