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domingo, 30 de agosto de 2009

Matriz de Referência para o Enem/ 2009 – Linguagens

PLANTÃO DO VESTIBULANDO

Uma maneira simples de aprender a como chegar lá...

Matriz de Referência para o Enem/ 2009 – Linguagens

Olá, pessoal! Voltamos, nesta semana, ao conteúdo mais especificamente centrado nos vestibulares brasileiros. E, atendendo ao pedido de alguns alunos, trago para vocês uma síntese do que vocês devem saber sobre o Novo Enem na área de Linguagens. Vamos lá?

1) EIXOS COGNITIVOS: Dominar linguagens; Compreender fenômenos; Enfrentar situações-problema; Construir argumentação; Elaborar propostas.

2) COMPETÊNCIAS: I - Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida. II - Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais (será incluída apenas a partir de 2010). III - Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade. IV - Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade. V - Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção. VI - Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação. VII - Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas. VIII - Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade. IX - Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-o aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos problemas que se propõem solucionar.

3) OBJETOS de conhecimento associados às Matrizes de Referência: Estudo do texto: as sequências discursivas e os gêneros textuais no sistema de comunicação e informação; Estudo das práticas corporais: a linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade; Produção e recepção de textos artísticos: interpretação e representação do mundo para o fortalecimento dos processos de identidade e cidadania; Estudo do texto literário: relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos; Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos: recursos expressivos da língua, procedimentos de construção e recepção de textos; Estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos; Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa. Usos da língua: norma culta e variação lingüística; Estudo dos gêneros digitais, tecnologia da comunicação e informação: impacto e função social. (Fonte: MEC)

É isso aí, pessoal! Até a próxima...

JULIANA BARRETO – PROFª DE LÍNGUA PORTUGUESA – Matéria publicada pelo Jornal A Semana, de Pirapora/MG, em 21/08/2009.

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