Pesquise aqui

 

sábado, 15 de agosto de 2009

Uma realidade crudelíssima...

PLANTÃO DO VESTIBULANDO

Uma maneira simples de aprender a como chegar lá...

Uma realidade crudelíssima...

Olá, pessoal! Antes de nos prepararmos para mais um semestre de estudos sobre a Língua Portuguesa, gostaria de agradecer pelos sinceros elogios que recebi por e-mail de amigos leitores os quais me parabenizaram por meus dois comentários na seção “Leitor” de duas edições consecutivas da Revista Veja nesse mês de julho. Agradeço pelo carinho de vocês! E aproveito a oportunidade para agradecer ao Jornal A Semana pela oportunidade de comemorar, nos próximos dias, os três anos de vida do Plantão do Vestibulando.

Nesta edição, trago para vocês mais algumas fotos com críticas no tocante a erros ortográficos. Observem: PRACAS em vez de placas; ESTAR FONSIONANDO em vez de está funcionando; e AGUA E LUS AULADO em vez de água e luz ao lado. Percebam como é alto o grau de oralidade nos anúncios abaixo:

Os traços de oralidade mais recorrentes no texto escrito são a repetição, a ausência de pontuação, uma escrita próxima da transcrição fonética (ou seja, próxima de como as palavras são pronunciadas no dia-a-dia) e o uso de marcadores conversacionais típicos da fala, como gírias e regionalismos. Em textos científicos, redações, anúncios ou em qualquer tipo de texto cujo objetivo seja atrair um público-alvo, deve-se evitar esse tipo de ERRO!

Entretanto, a dura realidade do nosso país ainda escancara uma educação defasada (mesmo que emergente em alguns aspectos). E o pior é ver, em uma instituição universitária “cinco estrelas”, uma faixa com a palavra UNIVERCIDADES, com C, conforme vocês podem verificar!

Sim, contraditoriamente, onde se deveria incentivar a escrita correta foi exatamente onde mais se pecou contra a nossa língua portuguesa... É isso aí, pessoal. Até a próxima!

JULIANA BARRETO – PROFª DE LÍNGUA PORTUGUESA – Matéria publicada pelo Jornal A Semana, de Pirapora/MG, em 14/08/2009.

2 comentários:

  1. Oi! Quem será? - Será o que? - Sabe que eu não sei! - E nem eu! Bem, vamos ao que interessa: só quero lhe parabenizá-la pelo seu trabalho.Siga em frente saindo de vez em quanto na Veja. Não li, mas fiquei feliz de ver seu trabalho reconhecido. Gostei do significado do WC apesar de não querer vê os meus erros na tela da Semana.Obrigado, parabéns! dluciano

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigada pelos elogios!!!
    Ass: Juliana Barreto.

    ResponderExcluir

Obrigada!