Pesquise aqui

 

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Comentários sobre a Prova da Unimontes – As funções do SE

PLANTÃO DO VESTIBULANDO


Uma maneira simples de aprender a como chegar lá...

Comentários sobre a Prova da Unimontes – As funções do SE

Olá, pessoal. Atendendo aos pedidos dos meus leitores, vou comentar sobre o assunto de uma das questões da prova do processo seletivo que aconteceu no último dia 13, à tarde, da UNIMONTES: o uso do SE e suas funções. Vamos lá?

A palavra SE pode exercer diversas funções dentro da língua portuguesa:



a) Pronome apassivador ou partícula apassivadora: Aparece na formação da voz passiva sintética com verbos transitivo direto, e transitivo direto e indireto. Na prática, a frase pode ser transposta para a passiva analítica (com dois verbos). Ex.: Reformam-se móveis velhos. (= Móveis velhos são reformados.)



b) Índice de indeterminação do sujeito: Aparece junto a verbo intransitivo ou transitivo indireto..Como o nome já diz, quando exerce essa função, a palavra SE indetermina o sujeito da oração. Esse tipo de oração não admite a passagem para a voz passiva analítica e o verbo estará sempre na 3º pessoa do singular. Ex.: Vive-se bem naquele país.



c) Pronome reflexivo:.Usado para indicar que a ação praticada pelo sujeito recai sobre ele mesmo (voz reflexiva). É substituível por: a si mesmo, a si próprio etc. Ex.: O lenhador machucou-se com a foice. (= machucou a si mesmo)



d) Pronome reflexivo recíproco:.Usado para indicar que a ação praticada por um dos elementos do sujeito recai sobre o outro elemento do sujeito e vice-versa. Na prática, é substituível por: um ao outro, uns aos outros etc. Ex.: Pai e filho abraçaram-se emocionados. (= abraçaram um ao outro)



e) Parte integrante do verbo:.Há verbos que são essencialmente pronominais, isto é, são sempre apresentados e conjugados com o pronome. Geralmente se referem a sentimentos e fenômenos mentais: indignar-se, ufanar-se, atrever-se, admirar-se, lembrar-se, esquecer-se, orgulhar-se arrepender-se, queixar-se, etc. Ex.: Os atletas queixaram-se do tratamento recebido.



f) Partícula expletiva ou de realce: O SE é considerado partícula expletiva ou de realce quando ocorre, principalmente, ao lado de verbos intransitivos, de movimento ou que exprimem atitudes da pessoa em relação ao próprio corpo (ir-se, partir-se, chegar-se, passar-se, rir-se, sentar-se, sorrir-se, etc.), em construções em que o SE não apresenta nenhuma função essencial para a compreensão da mensagem. Trata-se de um recurso estilístico, um reforço de expressão. Ex.: Acabou-se a confiança no próximo.



É isso, pessoal. Espero que tenha sido bastante útil pra vocês. Até a próxima.

JULIANA BARRETO – PROFª DE LÍNGUA PORTUGUESA – Matéria publicada pelo Jornal A Semana, de Pirapora/MG, em 18.06.2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!