REDAÇÃO: NOTAS INICIAIS - TEORIA DA COMUNICAÇÃO
Juliana Antunes Barreto*
Colocarei neste e em uma sequência de Posts uma série de dicas** variadas para escrever um bom texto dissertativo no Enem ou em Concursos. Todas as vezes que a dica for específica para a redação do Enem, avisarei.
NOTAS INICIAIS
·
O
que é texto? - aprendemos que texto está relacionado com tecitura, tecido. Nesse sentido, percebemos que escrever um texto concerne à união coerente de palavras e à união coesa de ideias, ou seja: devemos ir unindo de maneira lógica cada palavra, a fim de fazê-las tornarem-se frases, depois períodos, parágrafos, texto.
·
Redação
– processo de redigir - geralmente, as pessoas pensam que redação diz respeito apenas a esse texto que se faz numa prova, mas, na verdade, trata-se do ato de redigir. Neste momento, eu estou fazendo uma redação; e, se você está tomando nota destas dicas, você também está redigindo, também está fazendo uma redação.
·
Bom
escritor = bom leitor - não podemos ser bons escritores se não formos bons leitores; nem é necessário ser expert no assunto para entender como procede o ato de fazer um bom texto: quando temos leitura em demasia, temos a capacidade intelectual de manifestar opiniões contrárias, para, posteriormente, chegarmos a um consenso. Pessoas que não possuem histórico de leituras, geralmente analisam apenas um lado do tema, e isso faz com que o texto se torne mais.. digamos.. pobre!
DIALOGISMO - diz respeito ao que eu mencionei por último; portanto, se seu texto possui uma ou mais vozes, ele estará dialogando através delas. Claro que tomo, aqui, esse conceito de maneira lúdica e desprovida de cientificidade, pois minha intenção não é deixar tudo mais complicado para vocês.
-
Texto monofônico - possui apenas um direcionamento de voz;
-
Texto polifônico - possui várias vozes, estando elas implícitas ou explícitas. Entendamos isso como a somatória de pensamentos e ideologias que, automaticamente, acompanham um texto dissertativo.
O
QUE DIZER NO TEXTO - uma das maiores problemáticas em relação ao texto, em especial o dissertativo, gira em torno de "o que dizer". Como foi mencionado acima, pessoas com mais leitura não terão muitas dificuldades quanto a isso. Pois bem:
-
Não se pode dizer 1 só coisa
-
Não se pode dizer qualquer coisa.
E, dessa forma, acabamos por compreender que, tendo em vista a falta de ideias que, muitas vezes, toma conta do estudante, é necessário mesmo partir para o mundo da leitura agora mesmo! Somente assim, conseguir-se-á uma quantidade (e qualidade) de leituras que auxiliarão na composição das ideias, e, inclusive, em como dizê-las em seu texto.
·
GÊNERO
E TIPOLOGIA TEXTUAL
· 1)
GÊNEROS - são milhares, como, por exemplo: carta, bilhete, crônica, requerimento, etc., é importante observar que os gêneros podem vir em diferentes tipologias!
· 2)
TIPOLOGIAS
o
3
tipos textuais: narração, descrição e dissertação
§
Formas
literárias: geralmente, descritivo e narrativo
§
Formas
não-literárias: geralmente, dissertativo e redações técnicas
o 2.1)
DESCRIÇÃO
·
Representar
um objeto
·
Explorar
os 5 sentidos humanos - inclusive, com uso de adjetivos
·
Implica
contemplação
o 2.2)
NARRAÇÃO
o
Relatar
um fato, real ou imaginário
§
A
estruturação do texto narrativo:
§
Elementos
da narrativa:
·
Narrador - aquele que conta a história
·
Personagem - participa da história
·
Foco
narrativo - 1ª ou 3ª pessoa
·
Discurso - os diálogos que aparecem no texto
·
Espaço - onde ocorre a história
·
Tempo - quando ocorre a história, podendo ser, de acordo com alguns autores, cronológico (em ordem cronológica) ou psicológico (em ordem de acordo com as lembranças de quem narra)
·
Enredo:
linear e não-linear - enredo é a própria história contada
o
Apresentação/
Exposição - momento em que o leitor toma conhecimento sobre espaço, tempo e personagens principais
o
Desenvolvimento/
Complicação - momento maior da narrativa, quando o leitor reconhece toda a problemática que envolve a história e vai percebendo a presença dos personagens secundários
o
Clímax - momento que aguça mais fortemente a curiosidade do leitor
o
Desfecho - momento final da narrativa
o
A
palavra-chave na narração é AÇÃO
Sobre a Dissertação, cabe falar separadamente e com mais detalhes. Até lá.
*Prof.ª Mestra em Literatura Brasileira pela UNIMONTES
Juliana Barreto
juportugale@hotmail.com
** Obs.: Este artigo não possui intenção de caráter científico; portanto, não há referências, e o conteúdo foi elaborado a partir do senso comum e experiência de vida.
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