Pesquise aqui

 

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Dicas práticas sobre o processo seletivo da UNIMONTES: de olho na redação!!!

PLANTÃO DO VESTIBULANDO


Uma maneira simples de aprender a como chegar lá...



Dicas práticas sobre o processo seletivo da UNIMONTES: de olho na redação!!!



Olá, pessoal! A fim de ajudá-los um pouco mais na busca pelo sucesso no vestibular, separei algumas dicas práticas sobre a prova da UNIMONTES e, principalmente, sobre a redação, baseando em modelos das últimas provas, uma vez que a universidade tem seguido um certo padrão na elaboração de suas questões e nos temas abordados pela proposta de redação. Vamos lá?

1. Procurem ler a proposta de redação em primeiro lugar. Nos processos seletivos anteriores, a UNIMONTES tem colocado propostas comuns aos textos da prova objetiva de português. Isso quer dizer que vale à pena ir à última folha, ler a proposta, voltar na prova objetiva e ler o texto. Depois, basta interpretar e perceber se o tema de ambos é o mesmo e, caso seja realmente, buscar influenciar-se por algumas ideias que o texto apresentar. Isso facilita a produção para quem possui dificuldade em desenvolver argumentos no texto dissertativo ou até mesmo para aqueles que não conhecem o suficiente sobre o assunto.

2. Fazer a redação enquanto a mente está cheia de energia e disposição é o ideal para quem geralmente possui dificuldades em expor ideias através do texto dissertativo.

3. Os temas de redação da UNIMONTES têm sido muito abstratos, fazendo com que o aluno desenvolva argumentos sobre sentimentos, ideais, condutas ou princípios, sendo que a racionalidade, bem como a objetividade, não pode faltar na redação. Desta forma, tomem cuidado com temas como “O amor”, “A beleza da vida”, “A ética”, etc., uma vez que não se pode carregar o texto de sentimentalismos, mesmo que o tema seja propício a isso. Ser objetivo é uma das principais qualidades do pré-vestibulando de sucesso.

4. O texto da prova de português tem seguido um padrão no que diz respeito à fonte: geralmente são textos retirados da Folha se SP ou da revista Veja. É importante lembrar que o leitor deve manter-se à margem da opinião textual, considerando exclusivamente a opinião representada no texto, mesmo que discorde do que está escrito ali. Já na prática da redação, o pré-vestibulando pode e deve manifestar sua opinião.

5. As propostas de redação da UNIMONTES, no que diz respeito ao título, têm variado entre pedir e não pedir que o aluno faça um título. Por isso, prestem atenção ao seguinte:

a) Se a proposta pedir título, é obrigatório fazê-lo. Lembrem-se, portanto, de que título é diferente de tema. O tema é dado pela prova, é o assunto sobre o qual vocês escreverão um texto. Já o título pode ser comparado ao “nome” que se dá ao texto. Através dele, temos uma ideia da “cara” do que se escreveu.

b) Se a prova não mencionar nenhuma obrigatoriedade de se colocar um título, é preferível colocar. Lembrando que ele deve ser, preferencialmente: sem verbo; curto; objetivo; sem pontuação (exceto quando for uma pergunta, e aí se deve colocar o sinal de interrogação); e deve conter uma ligação direta e clara com o assunto do texto.

c) O título deve estar centralizado e separado por uma linha do restante do texto. Cuidado com o limite da folha, uma vez que a UNIMONTES tem colocado um espaço máximo de vinte linhas. Assim, os alunos com letras grandes precisam preparar-se para ocupar o curto espaço da prova da maneira mais objetiva possível.

É isso aí, pessoal. Boa sorte a todos!!! E até a próxima semana...

JULIANA BARRETO – PROFª DE LÍNGUA PORTUGUESA – Matéria publicada pelo Jornal A Semana, de Pirapora/MG, em 11/06/2010.

15 comentários:

  1. obrigada,esclareceu grandes duvidas minhas.

    ResponderExcluir
  2. obriga de verdade,vc me ajudou muito..............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom. fico feliz em ajudar.
      Visite tb minha página no facebook

      www.facebook.com/nossaquefacil

      muito obrigada por acompanhar minhas publicações!

      bjs

      Excluir
  3. Muito bom. Vou prestar em dezembro e e isso me ajudou, pois tinhas algumas dúvidas. Bem diferente do tipo de proposta daqui da Fuvest e unicamp.

    ResponderExcluir
  4. Tenho lido no edital do processo seletivo da Unimontes que, para o vestibular do curso de medicina somente e cobrado portugues/literatura, quimica, biologia, lingua extrangeiro, sociologia e filosofia. E isso mesmo? Acho meio estranho pois a maioria dos vestibulares cobram toda materia do segundo Grau. Alguem sabe tambem se a universidade tem Plano de abolir o vestibular tradicional e adotar o Enem como unica forma de vestibular? Ficarei feliz se alguem qu estuda/ fez vestibular ora medicina sabe dessas informacoes, ou professores que conhecem bem como o sistema da Unimontes funciona pous Moro em São Paulo e Quero ir estudar em Minas. Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigada pelo comentário. Há muito tempo eu não posto coisas bacanas. Falta de tempo mesmo. Hj faço mestrado em Litetatura. Na unimontes. Conheço muito a forma do vestibular de lá. Então. A questão é a seguinte.
      A UNIMONTES Ha muitos anos só faz processo seletivo cobrando conteúdo por área. Então pra fazer medicina (assim como qualquer outro curso da área biologicas - educação física, enfermagem, etc) basta estudar as matérias que vc citou.
      No caso pra cursos da área humanas (geografia, história, letras etc ) no lugar de química e biologia é historia e geografia.
      E no caso de cursos da área exatas (matemática, física, engenharias etc), no lugar dessas duas, é física e matemática.
      Essa forma de cobrança das matérias foi o diferencial da unimontes até agora. Praticamente é a única que faz assim aqui na Regiao de Minas.
      O ruim é que exatamente por cobrar menos matérias, cobra muito minuciosamente. Detalhes mesmo. Tem que ser fera. Além de que a concorrência é grande no "sistema universal".
      Há rumores de que será usado o Enem a partir deste ano de 2015 como parte do processo seletivo, ou substituindo todo o processo. Mas por enquanto são so rumores.
      Espero que eu tenha te respondido.
      Aproveito pra dizer que estou colocando dicas de Português no face. Numa PÁGINA chamada APROVAÇÃO. ela tem como foto de perfil e de capa o logotipo desse cursinho pré-vestibular. Está escrito APROVAÇÃO - QUEM FAZ APROVA.
      através das hashtags #EuQueroAprovação e #QuemFazAprova pode ser que vc encontre os posts que eu tenho colocado lá na página.
      A página é de um cursinho pré-vestibular da cidade de Pirapora (norte de Minas). A 160 km da cidade de Montes Claros, onde fica a Unimontes. O campus principal.
      Enfim.
      Através do meu email profissional também dou explicações rápidas. Lógico que não da pra tirar qualquer dúvida, mas da pra sanar alguma dúvida mais simples.
      juportugale@hotmail.com

      Boa sorte pra vc!
      Abraços
      Juliana

      Excluir
  5. Bom, colocando o título como poderia montar a estrutura da redação com apenas 18 linhas? o.O

    ResponderExcluir
  6. Tudo é uma questão de prática.De início, treinando, é bem provável que não consiga colocar todas as ideias necessárias em 18 linhas. Mas, com o tempo de treino, é possível sim. Certas palavras podem ser substituídas por palavras menores; evitando o uso de expressões como "isto é", "quer dizer", "ou seja", etc, evitando, assim, a famosa "prolixidade" (encher linguiça); substituindo por sinônimos, recursos de coesão, enfim, existem muitas formas de diminuir o texto. Além disso, é interessante saber que todo tema possui sub-temas. Não dá para falar do tema todo, é preciso fazer uma espécie de "recorte" no tema, e abordar apenas um dos viés que ele possui, ou seja: apenas uma das possibilidades de sub-temas. Espero ter ajudado. abraços.

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Gostaria de pedir por gentileza que você postasse as obras indicadas para o vestibular da Unimontes 2015/2.Sendo elas Passaporte para China de Lígia Fagundes Telles,Passaporte de Fernando Bonassi e Alguma literatura: crônicas de João Caetano Canela.Pois está muito difícil de encontrar essas obras.

    Desde já, agradeço a atenção e a parabenizo pelo site.

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Gostaria de pedir por gentileza que você postasse as obras indicadas para o vestibular da Unimontes 2015/2.Sendo elas Passaporte para China de Lígia Fagundes Telles,Passaporte de Fernando Bonassi e Alguma literatura: crônicas de João Caetano Canela.Pois está muito difícil de encontrar essas obras.

    Desde já, agradeço a atenção e a parabenizo pelo site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice. Não estou fazendo estudo de obras literárias no momento. Indico meu amigo Márcio Adriano Moraes. Ele possui estudos ótimos dessas obras no site dele. Super indico. Boa sorte.

      Excluir
  9. NA SUA OPINIÃO QUAL SERIA O TEMA DA REDACAO QUE PODERÁ SER COBRADO NO VESTIBULAR DA UNIMONTES 2015/2.

    ResponderExcluir
  10. Estou apostando em "depressão e suicídios entre os jovens". Vamos ver se acerto. Rsrsrs abraços. E obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir

Obrigada!