Pesquise aqui

 

sábado, 31 de julho de 2010

Noções de Concordância Verbal: Outros Casos

PLANTÃO DO VESTIBULANDO

Uma maneira simples de aprender a como chegar lá...

Noções de Concordância Verbal: Outros Casos


Olá, pessoal. É com muita felicidade que venho agradecer a Deus pela conquista no vestibular de Geografia da Unimontes-Pirapora, sendo mais uma possibilidade de formação profissional para mim. Agradeço também o carinho de todos os amigos e familiares que me parabenizaram, compartilhando comigo a minha alegria.

E, finalizando esta síntese sobre os estudos de concordância verbal, vejamos outros casos:

1) Partícula SE:

a- Quando o SE for Partícula apassivadora (torna a frase passiva): o verbo (transitivo direto) concordará com o sujeito passivo. Ex.: Vende-se carro./ Vendem-se carros.

Observem que percebemos a passividade da frase ao entendermos que “Vende-se carro” é igual a “Carro é vendido”. Da mesma forma, “Vendem-se carros” entende-se por “Carros são vendidos”. Assim, fica clara a concordância do verbo com o sujeito.

b- Quando o SE for Índice de indeterminação do sujeito (IIS – a frase fica com sujeito indeterminado, por não ser possível identificar a quem a ação é atribuída): o verbo (transitivo indireto) ficará obrigatoriamente no singular. Ex.: Precisa-se de secretárias. Confia-se em pessoas honestas. Vejam que em ambas atribui-se a ação a algum ser, porém não é possível identificá-lo.

2) Verbos impessoais:

São aqueles que não possuem sujeito, ficarão sempre na 3ª pessoa do singular. Os mais conhecidos são: o verbo Haver, no sentido de existir, ou significando tempo passado; e o verbo Fazer indicando tempo passado. Ex.: Havia sérios problemas na cidade. (HAVER = existir). Há dias não o vejo. (HAVER = tempo passado). Fazia quinze anos que ele tinha parado de estudar. (FAZER = tempo passado). Mas, atenção!!!! O verbo existir não é impessoal. Veja: Existem sérios problemas na cidade.

3) Verbos dar, bater e soar:

Quando usados na indicação de horas, têm sujeito (relógio, hora, horas, badaladas...) e com ele devem concordar. Ex.: O relógio deu duas horas. Deram duas horas no relógio da estação. Deu uma hora no relógio da estação. O sino da igreja bateu cinco badaladas.

Bateram cinco badaladas no sino da igreja. Soaram dez badaladas no relógio.

4) Sujeito oracional:

Quando o sujeito é uma oração subordinada, o verbo da oração principal fica na 3ª pessoa do singular. Ex.: Ainda falta/ dar os últimos retoques na pintura.

5) Concordância com o verbo ser:

Apesar de ser um estudo bem complexo, a concordância do verbo SER possui um caso muito interessante, o qual resolvi explicar aqui para vocês. Vejamos a regra: Quando, em predicados nominais, o sujeito for representado por um dos pronomes TUDO, NADA, ISTO, ISSO, AQUILO: o verbo SER ou PARECER concordarão com o predicativo. Ex.: Tudo são flores./Aquilo parecem ilusões.

Entretanto, poderá ser feita a concordância com o sujeito quando se quer enfatizá-lo. Ex.: Aquilo é sonhos vãos.

É isso aí, pessoal. Até a próxima!!!

JULIANA BARRETO – PROFª DE LÍNGUA PORTUGUESA – Matéria publicada pelo Jornal A Semana, de Pirapora/MG, em 23 de julho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!