Pesquise aqui

 

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Noções de Concordância Verbal: Sujeito simples

PLANTÃO DO VESTIBULANDO

Uma maneira simples de aprender a como chegar lá...


Noções de Concordância Verbal: Sujeito simples

Olá, pessoal! Prosseguindo os estudos iniciados nas semanas anteriores, trago para vocês algumas dicas sobre Concordância Verbal. A fim de facilitar a compreensão, as gramáticas costumam dividir esse conteúdo em partes específicas, de acordo com o tipo de sujeito que a oração apresenta. Assim, dividiremos nossos estudos em: Concordância com o sujeito simples; Concordância com o sujeito composto e Outros casos. Vamos lá?

Concordância com sujeito simples: REGRA GERAL: o verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa. Ex.: Nós vamos ao cinema. Percebam que o verbo (vamos) está na primeira pessoa do plural para concordar com o sujeito (nós).

Casos especiais:

a) Sujeito coletivo – o verbo fica no singular. Ex.: A multidão gritou pelo rádio.

Se o coletivo vier especificado, o verbo pode ficar no singular ou ir para o plural. Ex.: A multidão de fãs gritou./ A multidão de fãs gritaram.

b) Coletivos partitivos (metade, a maior parte, maioria, etc.) – o verbo fica no singular ou vai para o plural. Ex.: A maioria dos alunos foi à excursão./ A maioria dos alunos foram à excursão.

c) O sujeito é pronome de tratamento – o verbo fica sempre na 3ª pessoa (do singular ou do plural). Ex.: Vossa Alteza pediu silêncio./ Vossas Altezas pediram silêncio.

d) O sujeito é o pronome relativo QUE – o verbo concorda com o antecedente do pronome. Ex.: Fui eu que derramei o café./ Fomos nós que derramamos o café.

e) O sujeito é o pronome relativo QUEM – o verbo pode ficar na 3ª pessoa do singular ou concordar com o antecedente do pronome. Ex.: Fui eu quem derramou o café. (concorda com “quem”) / Fui eu quem derramei o café. (concorda com “eu”).

f) O sujeito é formado pelas expressões: alguns de nós, poucos de vós, quais de..., quantos de..., etc. – o verbo poderá concordar com o pronome interrogativo ou indefinido ou com o pronome pessoal (nós ou vós). Ex.: Quais de vós me punirão? (concorda com “quais”) / Quais de vós me punireis? (concorda com “vós”).

g) O sujeito é formado de nomes que só aparecem no plural – se o sujeito não vier precedido de artigo, o verbo ficará no singular. Caso venha antecipado de artigo, o verbo concordará com o artigo. Ex.: Estados Unidos é uma nação poderosa./ Os Estados Unidos são a maior potência mundial.

h) O sujeito é formado pelas expressões mais de um, menos de dois, cerca de..., etc. – o verbo concorda com o numeral. Ex.: Mais de um aluno não compareceu à aula. (concorda com o numeral “um”) / Mais de cinco alunos não compareceram à aula (concorda com o numeral “cinco”).

i) Sujeito cujo núcleo é a palavra GENTE (sentido coletivo) – o verbo poderá ser usado no singular ou plural se este vier afastado do substantivo. Ex.: A gente da cidade, temendo a violência da rua, permanece em casa./ A gente da cidade, temendo a violência da rua, permanecem em casa.

É isso aí, pessoal. Na próxima, veremos as possíveis concordâncias com sujeito composto. Até lá.

JULIANA BARRETO – PROFª DE LÍNGUA PORTUGUESA – Matéria publicada pelo Jornal A Semana, de Pirapora/MG, em 09/07/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!