Pesquise aqui

 

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Diferença entre adjetivo e particípio


Diferença entre adjetivo e particípio


 [ o texto abaixo é de outra autoria ]

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Verbos no particípio e adjetivos participiais

Olá, doutora Norma!

Já não é a primeira vez que tento entender a diferença entre adjetivo e particípio. Noite passada, fui ler uma história para minha filha de dois anos. Deparei-me com a frase: " Encantada a menina com a surpresa, todos ficaram felizes." Ao ler, fiquei confuso e logo veio a dúvida: 'encantada' é particípio ou adjetivo? Já li sobre isso em algum livro, mas não entendi muito bem. Gostaria de que a senhora me explicasse de uma forma mais simples, se possível, com exemplos de cada um dos casos. Ajude-me a desvendar esse encantamento!

Grato,
Grupo Quer Saber

O particípio concorda, obrigatoriamente, com um termo que será seu sujeito, o que indica a formação de uma oração. O mesmo já não ocorre com o adjetivo participial, que, concordando com um termo que desempenha qualquer função sintática no período, funciona como qualificador e torna necessário outro verbo para que se forme uma oração (tipo de frase que se caracteriza pela presença do verbo). No seu exemplo, temos o seguinte: “encantada a menina com a surpresa, todos ficaram felizes”. Claramente, temos uma oração principal (“todos ficaram felizes”) e uma oração subordinada adverbial causal reduzida de particípio, que tem sua forma desenvolvida assim: “porque a menina se encantou com a surpresa”. Se há período composto por subordinação, existem duas orações. A concordância de “encantada” com o sujeito “menina” assegura, assim, a presença de dois sujeitos diferentes que se relacionam com dois predicados também diferentes (se o verbo é o núcleo do predicado, “encantada” é um verbo na forma nominal do particípio). Leia abaixo mais dois exemplos de particípio na mesma circunstância:

1) Encontrada a solução, foi logo comemorar.
2) Envolvido no caso um membro da família, todos se revoltaram.

Você me pediu exemplo de adjetivo participial, para isso, aproveito o contexto da sua frase. Observe: “Encantada com a surpresa, a menina deixou todos felizes”. Nesse caso, estamos diante de um período simples, ou seja, se só há uma oração, só temos um núcleo verbal. “Encantada” aqui concorda com o substantivo “menina”, que é sujeito de outro verbo, o “deixou”. Tendo em vista que a palavra “encantada” caracteriza o sujeito, a classificação dela é de predicativo do sujeito (não há oração reduzida), portanto funcionando como adjetivo. Leia abaixo mais dois exemplos de adjetivo na mesma circunstância:

1) Envolvido com o espetáculo, o ator não percebeu as labaredas.
2) Preocupado com o sumiço do livro, o aluno saiu de sala.

Agradeço a confiança e espero ter curado sua dúvida,

Dra. Norma.

 fonte: http://doutoranorma.blogspot.com.br/2014/01/verbos-no-participio-e-adjetivos.html


*Prof.ª Mestra em Literatura Brasileira pela UNIMONTES Juliana Barreto juportugale@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!