Pesquise aqui

 

sábado, 9 de maio de 2009

O Uso da Crase

PLANTÃO DO VESTIBULANDO Uma maneira simples de aprender a como chegar lá... O Uso da Crase* Olá, pessoal! Trago para vocês algumas dicas de como usar o acento grave, indicador da crase, esse sinal que se posiciona ao contrário do acento agudo. Vamos lá? Conceito básico: * A crase indica a fusão da preposição A com o artigo A. Exemplo: João voltou à (A preposição + A artigo) cidade natal. * Desta forma, não existe crase antes de palavra masculina. Exemplos: Vou a pé. Andou a cavalo. Obs.: O A que vocês veem nas frases é apenas a preposição exigida pelo verbo. * Apesar de haver exceção, seguindo estas regras vocês terão mais probabilidade de acerto nas provas. Regras práticas: 1ª) Substitua a palavra antes da qual aparece o A ou AS por um termo masculino. Se o A ou As se transformar em AO ou AOS, existe crase; do contrário, não. Substituindo a frase: João voltou à cidade natal por João voltou ao país natal, percebemos que o à se transformou em ao, uma vez que a palavra feminina cidade foi transformada na palavra masculina país. Assim, a preposição permanece (a), mas passa a se unir com o artigo masculino (o). Então: A preposição + A artigo = CRASE; A preposição + O artigo = AO.
2ª) No caso de nomes geográficos, as dicas são: substitua o A ou AS por PARA. Se o certo for PARA A, haverá crase. Exemplos: Foi à França. = Foi para a França. Irá à Colômbia = Irá para a Colômbia. Voltou a Curitiba = Voltou para Curitiba. (sem crase) Ainda a respeito dos nomes geográficos, pode-se usar a forma VOLTAR DE: se o DE se transformar em DA, haverá crase: Retornou à Argentina = Voltou da Argentina. Foi a Roma = Voltou de Roma (sem crase)
3ª) Usa-se também a crase nas formas: àquela, àquele, àquelas, àqueles, àquilo (e derivados). Exemplos: Cheguei àquele (a + aquele) lugar.
4ª) Usa-se crase nas indicações de horas. Ex.: Chegou às 8 horas, às 10 horas.
5ª) Em algumas locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas também há crase: às pressas; à risca; à noite; à direita; à esquerda; à frente; à maneira de; à moda de; à procura de; à mercê de; à custa de; à medida que; à espera de; etc.
6ª) Usa-se crase nas locuções que indicam meio ou instrumento e em outras nas quais a tradição linguística o exija, como: à bala, à faca, à máquina, à chave, à vista, à toa, à tinta, à mão, à espada, etc. É importante lembrar que, para esta regra, não vale usar a dica de substituição de A por AO. Para quem deseja aperfeiçoar a técnica, pode procurar manuais de gramática ou na Internet! É isso aí, pessoal! Espero que tenham aprendido um pouco mais! Até a próxima!
*Matéria publicada pelo Jornal A Semana de Pirapora/MG, em abril/2009, pela colunista Juliana Barreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!