PLANTÃO DO VESTIBULANDO
Uma maneira simples de aprender a como chegar lá...
No mundo das charges
Olá, pessoal! Gostaria de agradecer ao Jornal A Semana pela homenagem que recebi na sua última edição, na qual os leitores puderam conferir dois comentários que fiz como leitora na Revista Veja. Muito obrigada pelo carinho dos amigos!!!
Prosseguindo em nosso conteúdo de Linguagens, vamos aprender o que é a charge?
Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. A palavra é de origem francesa (charger) e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco. Às vezes, a charge é confundida com cartoon (ou Cartum), palavra de origem inglesa, mas trata-se de situações diferentes. Ao contrário da charge, que sempre é uma crítica contundente, o Cartum retrata situações mais corriqueiras do dia-a-dia da sociedade. Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social na qual o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações. Não é necessário ser muito culto para entender uma charge, basta estar “antenado” no que acontece ao seu redor. Observem:

Com essa charge, torna-se claro que o objetivo maior é estabelecer uma crítica à nossa política. Percebam as relações de interesses calcadas em falsas parcerias e amizades, representadas, na charge, pela anterior presidência dos Estados Unidos e a atual do Brasil. Nota: a palavra “apoia” grafa-se atualmente sem acento, de acordo com as novas regras ortográficas. É isso. Espero ter ajudado ainda mais a vocês, amigos leitores! Até a próxima!
JULIANA BARRETO – PROFª DE LÍNGUA PORTUGUESA – Matéria publicada pelo Jornal A Semana, de Pirapora/MG, em 25/09/2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada!