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sábado, 5 de setembro de 2009

Teoria da Comunicação

PLANTÃO DO VESTIBULANDO

Uma maneira simples de aprender a como chegar lá...

Teoria da Comunicação

Olá, pessoal! A fim de explorar os conteúdos que serão cobrados pela prova do Novo Enem, trago para vocês mais um pouco de teoria, desta vez, da comunicação. Vejam que serão mencionados alguns conceitos básicos os quais, na hora da prova, servem de apoio para a interpretação de qualquer tipo de texto. Vamos lá?

LINGUAGEM: é todo sistema de sinais convencionais que nos permite realizar atos de comunicação. Pode ser verbal (cujos sinais são as palavras) e não-verbal (que utiliza outros sinais que não as palavras). LÍNGUA é a linguagem verbal utilizada por um grupo de indivíduos que constitui uma comunidade. FALA: é a realização concreta da língua, feita por um indivíduo da comunidade num determinado momento. As teorias de comunicação procuram esclarecer que esta é formada pela somatória: língua + linguagem, não esquecendo a fala, que é a maneira particular de se manifestar tudo isso. Assim, existem elementos que farão parte deste processo, os quais chamamos de elementos da comunicação. Eles irão ditar como a língua, a fala e a linguagem se manifestarão em cada tipo de texto, em cada situação específica.

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO:

EMISSOR - emite, codifica a mensagem;

RECEPTOR - recebe, decodifica a mensagem;

MENSAGEM - conteúdo transmitido pelo emissor;

CÓDIGO - conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem;

REFERENTE - contexto relacionado a emissor e receptor;

CANAL - meio pelo qual circula a mensagem.

Cada um destes elementos está ligado a uma respectiva função de linguagem: 1) FUNÇÃO EMOTIVA: centralizada no emissor, revelando sua opinião, sua emoção. Biografias, memórias, poesias líricas e cartas de amor. 2) FUNÇÃO REFERENCIAL (ou denotativa): centralizada no referente, quando o emissor procura oferecer informações da realidade. Notícias de jornal e livros científicos. 3) FUNÇÃO APELATIVA: centraliza-se no receptor. Discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor. 4) FUNÇÃO FÁTICA: centralizada no canal, tendo como objetivo prolongar ou não o contato com o receptor. Falas telefônicas, saudações e similares. 5) FUNÇÃO POÉTICA: centralizada na mensagem, revelando recursos imaginativos e valorizando as palavras. Obras literárias, letras de música. 6) FUNÇÃO METALINGUÍSTICA: centralizada no código, usando a linguagem para falar dela mesma. A poesia que fala da poesia, um texto que comenta outro texto. Dicionários, por exemplo.

Dica: Em um mesmo texto podem aparecer várias funções da linguagem. O importante é saber qual a função predominante no texto, para então defini-lo.

É isso aí, pessoal! Até a próxima!!!

JULIANA BARRETO – PROFª DE LÍNGUA PORTUGUESA – Matéria publicada pelo Jornal A Semana, de Pirapora/MG, em 04/09/2009.

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