PLANTÃO DO VESTIBULANDO
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Comunicação: como ela aparece nos vestibulares – Parte II
Olá, pessoal! Vamos dar sequência aos nossos estudos? Quando se trata de comunicação e linguagem, um dos conteúdos mais cobrados, princiapalmente no Enem, são os elementos da comunicação, e, consequentemente, as funções ligadas a ele. Vamos lá?
Elementos da comunicação:
• Emissor - emite, codifica a mensagem;
• Receptor - recebe, decodifica a mensagem;
• Mensagem - conteúdo transmitido pelo emissor;
• Código - conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem;
• Referente - contexto relacionado a emissor e receptor;
• Canal - meio pelo qual circula a mensagem.
Aprendemos que cada elemento da comunicação está diretamente ligado a uma função de linguagem. Vejamos:
Funções da linguagem:
• Emotiva (ou expressiva) - a mensagem centra-se no "eu" (emissor), é carregada de subjetividade. Ligada a esta função está, por norma, a poesia lírica.
• Função apelativa (imperativa) - com este tipo de mensagem, o emissor atua sobre o receptor, a fim de que este assuma determinado comportamento; há frequente uso do vocativo e do imperativo. Esta função da linguagem é frequentemente usada por oradores e agentes de publicidade. Percebam que ela está centrada no receptor (a quem queremos alcançar com nossa enunciação).
• Função metalinguística - função usada quando a língua explica a própria linguagem (exemplo: quando, na análise de um texto, investigamos os seus aspectos morfo-sintácticos e/ou semânticos). Centra-se no código: o dicionário é um bom exemplo.
• Função informativa (ou referencial) - função usada quando o emissor informa objetivamente o receptor de uma realidade, ou acontecimento. Ou seja: está centrada no referente.
• Função fática - pretende conseguir e manter a atenção dos interlocutores, muito usada em discursos políticos e textos publicitários (centra-se no canal de comunicação).
• Função poética - embeleza, enriquecendo a mensagem com figuras de estilo, palavras belas, expressivas, ritmos agradáveis, etc. Em suma, é o trabalho com as palavras na mensagem. Percebemos muito isso nos poemas e letras de música.
Como vocês perceberam, o uso da linguagem se perfaz através não só dos elementos básicos, mas também da intencionalidade da comunicação. Para que uma comunicação seja bem-sucedida, é necessário que não haja nenhum “corte” ou falha no canal. Desta forma, percebe-se que o canal de comunicação deve estar adequado ao objetivo do emissor, àquilo que ele pretende alcançar com sua linguagem. Isso não é difícil de entender. Basta percebemos como as propagandas de produtos infantis expõem uma linguagem acessível: usam das cores, dos personagens de desenhos animados, e de uma linguagem infantil a fim de atingirem seu público-alvo, as crianças.
É isso, pessoal. Gostaram? Na próxima tem mais. Até lá.
Prof.ª Mestra em Literatura Brasileira pela UNIMONTES Juliana Barreto Blog com dicas de Português, voltadas para concursos, vestibulares e Enem. E divulgação do meu trabalho com correção gramatical de textos: correção de TCC, artigos, monografias, dissertações e teses. e ainda correção de redações de pré-vestibulandos e concurseiros. metodoeuteaprovo@gmail.com *Graduanda em Direito/FacFunam, Pirapora-MG julianajuristamg@gmail.com
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