Pesquise aqui

 

quarta-feira, 9 de março de 2011

Verbos de Regência Oscilante – Última Parte

PLANTÃO DO VESTIBULANDO
Uma maneira simples de aprender a como chegar lá...

Verbos de Regência Oscilante – Última Parte

            Olá, pessoal! Dando sequência aos estudos da semana anterior, vejamos mais alguns exemplos de verbos com regência oscilante (que varia de acordo com a necessidade/ contexto).
1. Precisar e necessitar podem ser VTD ou VTI, com a prep. de. Ex.: Precisamos pessoas honestas./ Precisamos de pessoas honestas.
2. Abdicar pode ser VTD ou VTI, com a prep. de, e também VI. Ex.: O Imperador abdicou o trono./ O Imperador abdicou do trono./ O Imperador abdicou.
3. Gozar pode ser VTD ou VTI, com a prep. de. Ex.: Ele não goza sua melhor forma física./ Ele não goza de sua melhor forma física.
4. Acreditar e crer podem ser VTD ou VTI, com a prep. em. Ex.: Nunca cri pessoas que falam muito de si próprias./ Nunca cri em pessoas que falam muito de si próprias.
5. Atentar pode ser VTD ou VTI, com a prep. em, ou com as prep. para e por. Ex.: Em suas redações atente a ortografia./ Deram-se bem os que atentaram nisso./ Não atentes para os elementos supérfluos./ Atente por si, enquanto é tempo.
6. Cogitar pode ser VTD ou VTI, com a prep. em, ou com a prep. de. Ex.: Começou a cogitar uma viagem pelo litoral brasileiro./ Hei de cogitar no caso./ O diretor cogitou de demitir-se.
7. Consentir pode se VTD ou VTI, com a prep. em. Ex.: Como o pai desse garoto consente tantos agravos?/ Consentimos em que saíssem mais cedo.
8. Ansiar pode ser VTD ou VTI, com a prep. por. Ex.: Ansiamos dias melhores./ Ansiamos por dias melhores.
9. Almejar pode ser VTD ou VTI, com a prep. por, ou VTDI, com a prep. a. Ex.: Almejamos dias melhores./ Almejamos por dias melhores./ Almejamos dias melhores ao nosso país.
10. Faltar, Bastar e Restar podem ser VI ou VTI, com a prep. a. Ex.: Muitos alunos faltaram hoje./ Três homens faltaram ao trabalho hoje./ Resta aos vestibulandos estudar bastante.
Obs.: Na última frase apresentada não há erro algum, como à primeira vista possa parecer. A tendência é de o aluno concordar o verbo estudar com a palavra vestibulando, construindo a oração assim: “Resta os vestibulandos estudarem”. Porém, essa construção está totalmente errada, pois o verbo é transitivo indireto, de forma que: resta a alguém. Então, “vestibulandos” funciona como objeto indireto e não como sujeito. Nenhum verbo concorda com o objeto indireto.
11. Pisar pode ser VI ou VTD. Quando for VI, admitirá a prep. em, iniciando Adjunto Adverbial de Lugar. Ex.: Pisei a grama para poder entrar em casa. (ideia de quem pisa, pisa alguma coisa)/ Não pise no tapete, menino! (ideia de que o verbo PISAR é intransitivo, não necessita de complemento, sendo TAPETE apenas um adjunto adverbial de lugar. Aqui, o menino poderia estar pisando em qualquer lugar. A frase, inclusive, dispensa o adjunto adverbial – termo acessório: Não pise, menino!)
            Gostaram? Então até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!