Pesquise aqui

 

domingo, 27 de maio de 2012

Análise de Obras Literárias – Unimontes – Parte IV: Uma estória de amor, Guimarães Rosa


PLANTÃO DO VESTIBULANDO
Uma maneira simples de aprender a como chegar lá...
Análise de Obras Literárias – Unimontes – Parte IV:
Uma estória de amor, Guimarães Rosa

Olá, pessoal! A obra a ser analisada nesta semana pertence ao livro: CORPO DE BAILE, Guimarães Rosa, 1956; que é dividido em 3 partes: Manuelzão e Miguilim – Campo geral e Uma estória de Amor –, No Urubuquaqua e Noites do sertão.
Com caráter regionalista, o espaço da obra é o Sertão de Minas Gerais, local tanto explorado por outros livros de Guimarães. Existe aí uma recriação do universo mineiro na linguagem, traduzindo um estilo regionalista em Guimarães Rosa que é típico do Modernismo da 3ª fase.
Quanto ao Enredo, verifica-se a história de preparativos para uma festa idealizada por Manuelzão. O objetivo era consagrar uma capela por ele construída. Nota-se um certo espírito de fábula, uma vez que há grandes temas da humanidade no decorrer da história, tanto existenciais como metafísicos. Entretanto, o gênero no qual se encaixa Uma História de Amor é o da NOVELA, por vários motivos: Linearidade dos acontecimentos; Sucessividade episódica; Não tem complexidade literária nem aprofundamento nos personagens; Diálogos rápidos; Vários núcleos de personagens; etc. Em meio a tudo isso, perpassa a tradição oral: “causos” contados por boiadeiros, como a história do Boi Bonito; e a linguagem sertaneja, exemplos: assucedeu, vosmecê, etc.
Há uma mistura de dois tempos: tempo cronológico, porque mostra o decorrer dos três dias; tempo psicológico, em que há narrativas encaixadas em forma de um Palimpsesto (escritos colocados em cima de outros escritos), exposição de pensamentos e sentimentos dos protagonistas e descrições de pessoas e da natureza.
O principal tema é a velhice e seus problemas. Com isso, verificamos a presença de: doenças, medo da morte, lembranças do passado, necessidade de fazer um “balanço” sobre tudo o que se passou até então, consolidação de valores e crenças. Após idade avançada, Manuelzão demonstra vontade de se casar e constituir uma verdadeira família. O que interliga esse fato é a presença de um amor reprimido por convenções sociais. A obra traz a visão das coisas pela ótica do mundo adulto (ao contrário da outra parte de Corpo de Baile, Manuelzão e Miguilim – Campo geral, em que há a visão pelo lado infantil – Miguilim). Presença de aumentativos para evidenciar essa ótica: laço – lação. Nisso vemos perfeitamente uma linguagem particular de Guimarães Rosa: presença de neologismos. Alguns beiram o fantástico, como a presença de sufixo –mente nos neologismos “mesmamente”, “minhamente”.
Por fim, existe na obra uma simbologia voltada a intertextualidades bíblicas do Livro Gênesis: Manuelzão toma conta de uma fazenda cujo dono não aparece (como Adão e Eva no Éden tomando conta do jardim, sem a presença física de Deus), sendo Samarra uma terra que está representando um lugar paradisíaco.
Fabulação. Regionalismo. Criação de palavras. São inúmeras as artimanhas do grande escritor Guimarães Rosa.
É isso aí, pessoal. Até a próxima...



*Matéria publicada no Jornal A Semana, de Pirapora-MG, por Juliana Barreto Profª de Língua Portuguesa, formada em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES Contato: ahhfalaserio@hotmail.com Página no Facebook: http://www.facebook.com/nossaquefacil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!