Pesquise aqui

 

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

ESTUDANDO PARA O ENEM: ANÁLISE DE TEXTOS - V



PLANTÃO DO VESTIBULANDO
Uma maneira simples de aprender a como chegar lá...
ESTUDANDO PARA O ENEM: ANÁLISE DE TEXTOS - V

Olá, pessoal! Continuando nossas análises de textos que têm ocorrido semanalmente aqui na coluna Plantão do Vestibulando, pensemos: ao longo do século XIX tivemos o surgimento dos ideais românticos, conforme vimos anteriormente, mas, o que mais houve de produção literária naquele século? Leiamos o fragmento abaixo:
(...) E Luísa tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente!
Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho tépido; sentia um acréscimo de estima por si mesma, e parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante, onde cada hora tinha o seu encanto diferente, cada passo conduzia a um êxtase, e a alma se cobria de um luxo radioso de sensações!
Ergueu-se de um salto, passou rapidamente um roupão, veio levantar os transparentes da janela... Que linda manhã! Era um daqueles dias do fim de agosto em que o estio faz uma pausa; há prematuramente, no calor e na luz, uma certa tranquilidade outonal; o sol cai largo, resplandecente, mas pousa de leve; o ar não tem o embaciado canicular, e o azul muito alto reluz com uma nitidez lavada; respira-se mais livremente; e já se não vê na gente que passa o abatimento mole da calma enfraquecedora. Veio-lhe uma alegria: sentia-se ligeira, tinha dormido a noite de um sono são, contínuo, e todas as agitações, as impaciências dos dias passados pareciam ter-se dissipado naquele repouso. Foi-se ver ao espelho; achou a pele mais clara, mais fresca, e um enternecimento úmido no olhar; seria verdade então o que dizia Leopoldina, que “não havia como uma maldadezinha para fazer a gente bonita?” Tinha um amante, ela!   (...) (Eça de Queirós, In: O Primo Basílio).
Ao iniciarmos a leitura do texto acima, o fato de uma personagem estar recebendo sentimentalidades num bilhete nos remete ao estilo romântico. As descrições que se seguem a respeito da manhã e do ambiente também confirmam isso: a linda manhã, o calor, a luz, a tranquilidade outonal, o azul do céu, a respiração mais livre, enfim, tudo isso mostra uma certa valorização dos elementos naturais. Desta forma, acabamos por lembrar a primeira fase da poesia romântica do século XIX, na qual o Nacionalismo veio dar ênfase a essas belezas naturais.
Logo em seguida, somos surpreendidos por um grande símbolo: o do espelho. Segundo o Dicionário de Símbolos de Chevalier e Gheerbrant (2009), a palavra espelho tem sua origem no vocábulo speculum, o qual também originou especulação: originalmente, especular era observar o céu. Por ser uma superfície que reflete, o espelho é dotado de muito simbolismo e conhecimento. Representa a verdade, está ligado a utilizações mágicas e de adivinhações, reflete uma imagem, mostra as faces da alma, simboliza consciência. Desta forma, Luísa, no trecho de Eça de Queirós, olha-se e toma partido de sua beleza, ao passo que reflete sobre suas atitudes. A personagem se volta para o espelho, acha sua pele mais clara, o que permite um “ar” de maior beleza: Luísa nunca havia se visto tão bela!
Quase uma idealização romântica da mulher. Entretanto, a “maldadezinha” da personagem e sua declaração final de que possuía um amante quebram toda a expectativa de uma prosa do Romantismo. É apenas no estilo chamado de Realismo que a personagem feminina começa a se soltar das “amarras” culturais e sociais, sendo capaz de cometer delitos, trair, ser livre. Portanto, não devemos nos deixar enganar pelas aparências. O texto acima é realista, e apenas um detalhe muda toda a interpretação. É isso, pessoal. Até a próxima...

JULIANA BARRETO – Profª de Língua Portuguesa
 


*Matéria publicada no Jornal A Semana, de Pirapora-MG, por Juliana Barreto Profª de Língua Portuguesa, formada em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES Contato: ahhfalaserio@hotmail.com Página no Facebook: http://www.facebook.com/nossaquefacil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!