Pesquise aqui

 

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

ESTUDANDO PARA O ENEM: ANÁLISE DE TEXTOS - IV



PLANTÃO DO VESTIBULANDO
Uma maneira simples de aprender a como chegar lá...
ESTUDANDO PARA O ENEM: ANÁLISE DE TEXTOS - IV

Olá, pessoal! Ao longo do Romantismo, tivemos uma poesia voltada para três temáticas principalmente: a nacionalidade (ufanista e valorizadora também do indígena), a idealização da mulher amada e a denúncia social. Leiam o trecho abaixo e vejamos em qual dessas três temáticas ele se insere:

No dia seguinte, depois do almoço, Amália sentou-se ao piano; abriu a partitura da Lucia; e hesitou por algum tempo. As portas das janelas estavam abertas; foi cerrá-las e pela fresta lançou um olhar à chácara vizinha. Estava erma e tranquila. Então a moça decidiu-se, e cantou com emoção que nunca tivera em suas estreias de sala. Também nunca ela cantou melhor, com mais alma e paixão. Terminando, ergueu-se precipitadamente. Arfava-lhe o seio, menos do esforço que fizera, do que do anelo de uma esperança que a agitava. Sentia que esse momento podia decidir de seu destino. Calcando com a mão esquerda as pulsações do coração, caminhou para a janela, pálida e trêmula, e procurou com os olhos o lugar onde Hermano a escutara da outra vez. Não havia ninguém. (José de Alencar)

Percebe-se claramente que o trecho acima valoriza a mulher de uma maneira idealizada. Apesar de ter procurado enfatizar um nacionalismo na sua primeira fase, o Romantismo acabou por “europeizar” a figura feminina, atribuindo a ela feições pálidas, uma pureza delicada, muitas vezes até infantil, dotes artísticos incomparáveis, como acontece com a personagem do trecho de José de Alencar: a capacidade de tocar piano e cantar maravilhosamente são apenas alguns dos atributos de idealização. Essa figura feminina se distancia do real ao mesmo tempo em que se aproxima paulatinamente da condição de uma deusa. A partitura escolhida pela personagem traz em si também características da fase romântica: Lucia di Lammermoor é uma ópera em 3 atos de Gaetano Donizetti, baseada no romance "The Bride of Lammermoor" (A Noiva de Lammermoor), de Walter Scott (Fonte: Wikipédia). Possui temáticas como: a proibição amorosa, o assassinato passional, a loucura, o suicídio, etc., tudo isso vem reforçar a 2ª fase romântica conhecida como a do “Ultrarromantismo”. Nela, as influências de Lord Byron culminaram no conhecido período do “mal-do-século”, em que o tédio, a fuga da realidade, o pessimismo doentio, a dúvida, a obsessão pela morte, as frustrações amorosas, os triângulos amorosos terminados em tragédia, dentre outros, foram algumas das principais características.
José de Alencar, autor pertencente à prosa romântica, subdividiu-se em temas vários, indo do Romance Indianista ao Urbano, por exemplo. Nesses caminhos, apareceram figuras femininas muitas vezes marcadas pela brancura da pele, olhos e cabelos claros, atitudes infantis, virgindade, amor puro e verdadeiro, inteligência e dotes domésticos e artísticos exagerados, enfim, personagens totalmente confeccionadas num ideal europeu.
Até a próxima...

JULIANA BARRETO – Profª de Língua Portuguesa
 


*Matéria publicada no Jornal A Semana, de Pirapora-MG, por Juliana Barreto Profª de Língua Portuguesa, formada em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES Contato: ahhfalaserio@hotmail.com Página no Facebook: http://www.facebook.com/nossaquefacil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!