PLANTÃO
DO VESTIBULANDO
Uma maneira simples de aprender a como chegar lá...
ESTUDANDO
PARA O ENEM: ANÁLISE DE TEXTOS - IV
Olá,
pessoal! Ao longo do Romantismo, tivemos uma poesia voltada para três temáticas
principalmente: a nacionalidade (ufanista e valorizadora também do indígena), a
idealização da mulher amada e a denúncia social. Leiam o trecho abaixo e
vejamos em qual dessas três temáticas ele se insere:
No dia seguinte, depois do
almoço, Amália sentou-se ao piano; abriu a partitura da Lucia; e hesitou por
algum tempo. As portas das janelas estavam abertas; foi cerrá-las e pela fresta
lançou um olhar à chácara vizinha. Estava erma e tranquila. Então a moça
decidiu-se, e cantou com emoção que nunca tivera em suas estreias de sala.
Também nunca ela cantou melhor, com mais alma e paixão. Terminando, ergueu-se
precipitadamente. Arfava-lhe o seio, menos do esforço que fizera, do que do
anelo de uma esperança que a agitava. Sentia que esse momento podia decidir de
seu destino. Calcando com a mão esquerda as pulsações do coração, caminhou para
a janela, pálida e trêmula, e procurou com os olhos o lugar onde Hermano a
escutara da outra vez. Não havia ninguém. (José
de Alencar)
Percebe-se
claramente que o trecho acima valoriza a mulher de uma maneira idealizada.
Apesar de ter procurado enfatizar um nacionalismo na sua primeira fase, o
Romantismo acabou por “europeizar” a figura feminina, atribuindo a ela feições
pálidas, uma pureza delicada, muitas vezes até infantil, dotes artísticos
incomparáveis, como acontece com a personagem do trecho de José de Alencar: a
capacidade de tocar piano e cantar maravilhosamente são apenas alguns dos
atributos de idealização. Essa figura feminina se distancia do real ao mesmo
tempo em que se aproxima paulatinamente da condição de uma deusa. A partitura
escolhida pela personagem traz em si também características da fase romântica: Lucia
di Lammermoor é uma ópera em 3 atos de Gaetano Donizetti, baseada no romance
"The Bride of Lammermoor" (A Noiva de Lammermoor), de Walter Scott
(Fonte: Wikipédia). Possui temáticas como: a proibição amorosa, o assassinato
passional, a loucura, o suicídio, etc., tudo isso vem reforçar a 2ª fase
romântica conhecida como a do “Ultrarromantismo”. Nela, as influências de Lord
Byron culminaram no conhecido período do “mal-do-século”, em que o tédio, a
fuga da realidade, o pessimismo doentio, a dúvida, a obsessão pela morte, as
frustrações amorosas, os triângulos amorosos terminados em tragédia, dentre
outros, foram algumas das principais características.
José
de Alencar, autor pertencente à prosa romântica, subdividiu-se em temas vários,
indo do Romance Indianista ao Urbano, por exemplo. Nesses caminhos, apareceram
figuras femininas muitas vezes marcadas pela brancura da pele, olhos e cabelos
claros, atitudes infantis, virgindade, amor puro e verdadeiro, inteligência e
dotes domésticos e artísticos exagerados, enfim, personagens totalmente
confeccionadas num ideal europeu.
Até
a próxima...
JULIANA BARRETO
– Profª de Língua Portuguesa
*Matéria publicada no Jornal A Semana, de Pirapora-MG, por Juliana Barreto Profª de Língua Portuguesa, formada em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES Contato: ahhfalaserio@hotmail.com Página no Facebook: http://www.facebook.com/nossaquefacil
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