Pesquise aqui

 

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

ANALISANDO O TEMA DE REDAÇÃO DO ENEM 2012



PLANTÃO DO VESTIBULANDO
Uma maneira simples de aprender a como chegar lá...
ANALISANDO O TEMA DE REDAÇÃO DO ENEM 2012

Olá, pessoal! Sobre o tema da Redação do Enem 2012, muitos foram pegos de surpresa, não é mesmo? Achei na internet um comentário bastante interessante. Logo abaixo, faço meus comentários.
Tema: Movimento imigratório para o Brasil no século XXI

Uma nova canção
Índios, negros e brancos. Japoneses, haitianos e alemães. Essa histórica Torre de Babel compõe o quadro único da identidade étnico-cultural da pátria que hoje chamamos Brasil. Diante de tal perspectiva, seria paradoxal duvidar da capacidade de nossa nação acolher os novíssimos fluxos imigratórios que aqui aportam no século XXI. Como lidar com as nuances do processo?
É preciso considerar, primeiramente, a questão da legalidade desses movimentos. Entraves diplomáticos e ausência de documentação básica fazem com que os novos habitantes se transformem em mais do que estrangeiros - estranhos. Prova disso são muitos latino-americanos que, impossibilitados de exercer atividades regulamentadas, submetem-se à informalidade e à exploração. Por outro lado, a presença de imigrantes legais também pode provocar incômodos. O acirramento da competitividade no mercado pela chegada de trabalhadores qualificados - alguns, inclusive, europeus - dificulta a busca da utopia socioeconômica dos brasileiros. O mundo de Thomas More nunca pareceu tão romanticamente inalcançável. Nesse contexto, muitas vezes, o cidadão se revela contrário à presença dos "invasores" em sua terra. Preconceito e, até mesmo, xenofobia - comportamentos repugnantes - acabam por ganhar projeção num cenário de suposta aceitação recíproca. Contrário à ideia aristotélica de pluralidade na desigualdade, o brasileiro desperdiça a chance de evoluir com o "novo". Fica claro, portanto, que a tão exaltada sexta economia do mundo precisa ser mais capaz de considerar o lado humano de sua composição. Para isso, o Estado deve elaborar e efetivar leis e ações afirmativas de integração de imigrantes. A mídia precisa cumprir sua função social, aproximando diferentes culturas e ensinando a sociedade a olhar com mais zelo pelo outro. Talvez, assim, possamos um dia reescrever a Canção do Exílio, simbolizando o lar de - e para - todos: "Nossa terra tem palmeiras/Onde canta o sabiá".
(Fonte: Comentário elaborado pela equipe de professores dos Colégios Pensi e GPI. Site: http://www.colegio24horas.com.br/OGloboCorrecaoEnem2012/iframe/comentarioredacao.asp?c=4)

É interessante observar que o tema da imigração no Brasil, apesar de não ter sido um dos mais “cotados” a cair na prova, não é lá tão difícil de desenvolver. Como técnica de Redação, eu escolheria passado/presente. Ou seja, em poucas palavras, eu começaria desde os primeiros imigrantes no Brasil, que são aqueles que nos colonizaram: os portugueses, e desenvolveria a imigração hoje no nosso país. Esse tipo de técnica, na qual se projeta para o passado e depois retorna à situação atual, é excelente para esse tipo de tema, e, inclusive, é uma das técnicas de desenvolvimento mais fáceis de aplicar. Basta ter um conhecimento histórico adequado. Para aqueles que preferem outra técnica, seria possível fazer pontos positivos e negativos do processo imigratório, o que culminaria numa conclusão voltada para uma proposta que solucionasse a problemática em questão. É o que acontece no texto acima que vocês leram. Enfim, independentemente da técnica escolhida, o fundamental é estar sempre “antenado” nos principais assuntos veiculados pela mídia e ler bastante, não só para ampliar o vocabulário, mas também para ter informações vastas sobre o assunto. Afinal, um dos maiores problemas na hora de escrever é a terrível falta de ideias!!!
É isso, pessoal. Até mais!

JULIANA BARRETO – Profª de Língua Portuguesa
 


*Matéria publicada no Jornal A Semana, de Pirapora-MG, por Juliana Barreto Profª de Língua Portuguesa, formada em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES Contato: ahhfalaserio@hotmail.com Página no Facebook: http://www.facebook.com/nossaquefacil

Um comentário:

  1. Correção de redações para concursos e vestibulares. Treine. Seja uma redação nota 1000. Preço justo e correção detalhada. Contato: juportugale@hotmail.com
    Eu aprovo👍 #redação #passar #vestibular

    ResponderExcluir

Obrigada!